Como receber logo a restituição do IRPF 2025

As regras da Receita Federal preveem uma série de prioridades, mas nem todas dependem da idade ou condições de saúde do contribuinte; veja como entrar nos primeiros lotes

Homem no fundo da imagem e, em primeiro plano, uma nota de R$ 100, em referência à restituição do IR
rawpixel.com via Freepik, Ziviani via Getty Images

Paula Pacheco 2 minutos de leitura

Se ainda tem uma boa parte dos contribuintes que não enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF 2025) para a Receita Federal, também têm aqueles estão preocupados em sair na frente na hora de receber a restituição.

Sim, é possível furar a fila mesmo com a entrega posterior da declaração - isso dentro das regras do Fisco. Para isso, é preciso fazer algumas escolhas em relação ao tipo de declaração.

O QUE PESA NA DECISÃO DE AVANÇAR NA FILA DA RECEITA

Além de pré-requisitos como idade e profissão (se for ligado ao magistério), há duas outras formas de passar na frente: utilizar a declaração pré-preenchida e optar por receber a restituição por Pix.

Dados da Receita divulgados nesta quarta-feira (14) mostram que, do total de declarações entregues - 23.752.961 -, 66,9% dos contribuintes têm imposto a restituir, 18,3% têm a pagar e 14,9% não têm nem a pagar, nem a receber.

Até agora, 47,8% dos contribuintes optaram pela versão pré-preenchida do formulário. Ou seja, preencheram um dos critérios do Fisco para terem a restituição creditada em conta antes dos demais.

Se o contribuinte escolher o pagamento pelo Pix, a chave informada na declaração deve ser o CPF. Portanto, não adianta usar e-mails, telefones ou as chaves aleatórias.

O pagamento da restituição do IR é dividido em cinco lotes - o primeiro será pago em 30 de maio. A Receita prevê que o primeiros a receber são os contribuintes com 80 anos ou mais.

Na sequência, estão aqueles com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles que têm alguma das doenças graves elencadas pelo Fisco. Depois, a prioridade é de quem tem o magistério como principal fonte de renda.

O PULO DO GATO

No entanto, os critérios que definem quem recebe primeiro preveem outras condições. Pelas regras da Receita são prioritários, na sequência, os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e por receber a restituição via Pix.

Depois, é elegível para furar a fila da restituição quem fez uma das duas escolhas: ou optou pela restituição via Pix ou fez a declaração pré-preenchida. Seja qual for a categoria na qual o contribuinte se enquadra, recebe antes quem acertar as contas com o Leão primeiro.

Os contribuintes fora dessas condições receberão a restituição de acordo com a disponibilidade nos lotes pagos posteriormente, pela ordem de entrega.

Portanto, quem tem idade inferior a 60 anos, não enfrenta doença grave e não tem no magistério a principal fonte de renda deve optar pela declaração pré-preenchida e escolher o pagamento da restituição por meio da chave Pix se quiser aumentar as chances de ter a restituição em mãos.


SOBRE A AUTORA

Paula Pacheco é jornalista old school, mas com um pé nos novos temas que afetam, além do bolso, a sociedade, como a saúde do planeta. saiba mais