Leão XIV? Veja como a IA inspirou a escolha do nome do novo papa
O americano-peruano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica na última quinta-feira (8)

O Papa Leão XIV, nomeado na última quinta-feira (8), revelou que a escolha de seu nome teve a ver com a influência da Inteligência Artificial (AI) na sociedade. Isso porquea, agora, segundo ele, a Igreja Católica enfrenta novos desafios trazidos pela revolução tecnológica atual, especialmente no campo da IA.
“A Igreja oferece a todos o tesouro de sua doutrina social em resposta a uma nova revolução industrial e aos desenvolvimentos no campo da inteligência artificial”, declarou ele, segundo a NBC News.
Somado a isso, ele também apontou que outro motivo está relacionado com o Papa Leão XIII, que serviu entre 1878 e 1903, período afetado pela era da Revolução Industrial.
O americano-peruano Robert Prevost foi nomeado cardeal em 2023, pelo falecido Papa Francisco, que teve sua passagem em 21 de abril de 2025. Para honrar o legado do seu antecessor, o Papa Leão XIV prosseguirá com a reforma na Igreja Católica.
Em uma de suas declarações, o novo Papa afirmou estar em concordância com as ideias do Concílio Vaticano 2º, que alterou diversas questões estruturais a partir dos anos 1960.
Além disso, ele chegou a afirmar que o avanço da IA eleva o risco de transformar as relações entre humanos em algoritmos e, por isso, enquanto estiver como Papa, Leão XIV afirmou que focará seus trabalhos para evitar que relação entre humanos se resuma a algoritmos.
Vale citar que os alertas sobre a inteligência artificial também foram uma tônica de Francisco, que chegou a afirmar que essa tecnologia contém a “sombra do mal”.
A relação de Leão XIV com Leão XIII possui um significado considerável. O antigo comandante do Vaticano criou a Doutrina Social da Igreja, mediando de forma gentil uma reconciliação entre a Igreja Católica e a sociedade do século 19.
O eleito novo papa foi o primeiro a se preocupar com as queixas da classe operária após a Revolução Industrial. Como forma de mediar uma solução, o "Santo Padre”, assim como os fiéis o definem, incluiu a questão em uma encíclica (a Rerum Novarum, de 1891).
A escolha do nome parte do indicado ao cargo, mas precisa responder a uma exigência: o nome reflete o princípio carregado pelo Papa durante seu comando ao Vaticano.
Segundo a Enciclopédia Católica (vol.12), o nome João é o mais comum, pois já foi escolhido por 21 Papas. Leão está em 4° lugar, com 14 ocorrências.