7 perguntas que revelam se você é mais resiliente do que a maioria das pessoas

As suas respostas podem revelar uma força emocional acima da média

Mulher se abraçando
A autocompaixão é um traço essencial para a resiliência. Pessoas mentalmente fortes entendem que errar faz parte do processo de crescimento. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

A resiliência é uma habilidade essencial em um mundo cada vez mais imprevisível e repleto de desafios. Capaz de transformar adversidades em oportunidades, ela permite que uma pessoa se recupere rapidamente de situações difíceis, mantendo o equilíbrio emocional e a capacidade de seguir em frente.

No entanto, nem todos desenvolvem essa característica com a mesma intensidade e reconhecer o nível de resiliência pode ser um passo importante para aprimorá-la. Segundo o CBNC Make It, para identificar essa capacidade, existem sinais claros que indicam se alguém lida com os obstáculos de modo a se fortalecer ou se acaba nocauteado pelo estresse e pelas dificuldades. 

Com base em sete perguntas específicas, é possível avaliar o quão resiliente uma pessoa é em comparação à maioria, revelando aspectos de sua mentalidade e capacidade de superação.

1. Você equilibra bem a realidade e o otimismo?

Os líderes mais resilientes sabem manter o equilíbrio entre realismo e otimismo. São capazes de reconhecer a gravidade das situações sem perder a esperança de que algo positivo pode ser alcançado. Essa habilidade de manter os pés no chão, ao mesmo tempo, em que vislumbram soluções, é fundamental para superar obstáculos.

2. Você enxerga adversidades como oportunidades?

Pessoas resilientes encaram contratempos como oportunidades de crescimento e aprendizado. Em vez de focar no que pode dar errado, elas exploram novas possibilidades, expandem suas habilidades e encontram formas criativas de lidar com os desafios.

3. Você é flexível na resolução de problemas?

A resiliência exige adaptação. Pessoas mentalmente fortes são flexíveis ao enfrentar problemas, ajustando suas estratégias segundo as circunstâncias. Essa capacidade de improvisar e experimentar novas abordagens torna a superação mais natural e menos desgastante.

Crédito: Rytis Bernotas/ Getty Images

4. Você não costuma lamentar o que perdeu?

Diante de contratempos, pessoas resilientes concentram-se nos recursos disponíveis, aproveitando o que têm em mãos para seguir em frente. Esse foco positivo evita o desperdício de energia com lamentações e impulsiona ações concretas para reconstruir o que foi afetado.

5. Você evita pensamentos de vitimização?

Adotar uma mentalidade de vítima enfraquece a resiliência. Pessoas resilientes reconhecem a adversidade sem se prender à ideia de injustiça. Em vez de perguntar “por que eu?”, elas pensam “por que não eu?”, encarando os desafios como oportunidades de fortalecimento.

6. Você evita exagerar o impacto?

Pessoas resilientes mantêm a perspectiva realista sobre os problemas. Evitam catastrofizar situações adversas, focando no que realmente precisa ser resolvido, sem deixar que o problema se espalhe para outras áreas da vida.

7. Você tem autocompaixão?

A autocompaixão é um traço essencial para a resiliência. Pessoas mentalmente fortes entendem que errar faz parte do processo de crescimento. Em vez de se julgarem, praticam o autocuidado emocional, analisam suas falhas e seguem em frente com mais experiência.

As sete perguntas listadas acima ajudam a identificar o nível de resiliência de uma pessoa. Aqueles que conseguem responder "sim" a todas elas demonstram uma força emocional acima da média, essencial para enfrentar os desafios da vida de forma equilibrada e positiva.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais