Ter amigos no trabalho pode ser o segredo para uma carreira mais feliz; entenda

Estudo mostra que ter amigos no ambiente corporativo fortalece o desempenho profissional e melhora os resultados

Três amigos conversando no trabalho
Os profissionais tendem a criar vínculos que impactam diretamente no desenvolvimento individual e nos resultados coletivos. Crédiots: Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Ter amizades no ambiente de trabalho vai muito além de tornar a rotina mais agradável. Estudos mostram que cultivar boas relações no emprego pode melhorar o desempenho profissional, fortalecer equipes e até impulsionar a carreira. 

Uma pesquisa da plataforma Comparably, que ouviu 33 mil profissionais da indústria de tecnologia, revelou que mais da metade dos trabalhadores possui um melhor amigo na empresa e isso faz toda a diferença nos resultados e na motivação.

O levantamento revela que mais da metade dos entrevistados possui um melhor amigo na empresa, com destaque para executivos (66%) e profissionais de recursos humanos (65%). Por outro lado, trabalhadores das áreas de tecnologia da informação (53%) e jurídica (52%) aparecem entre os que menos desenvolvem grandes amizades no ambiente corporativo.

A pesquisa destaca que, por passarem a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, os profissionais tendem a criar vínculos que impactam diretamente no desenvolvimento individual e nos resultados coletivos.

Além disso, fatores como competitividade, mudanças constantes no mercado e alta demanda de trabalho reforçam a importância das relações interpessoais. Ter com quem compartilhar desafios torna a rotina mais leve e menos estressante.

O estudo também indica que a probabilidade de ter um melhor amigo no trabalho diminui com a idade. Enquanto 62% dos profissionais entre 18 e 30 anos relatam possuir grandes amizades na empresa, esse índice cai para 50% entre trabalhadores com 50 anos. 

A Comparably avalia que a redução está associada ao aumento das responsabilidades profissionais e pessoais, que limitam o tempo para socialização. No entanto, profissionais com mais de 60 anos voltam a registrar alta nas relações de amizade, reflexo de carreiras consolidadas e menor pressão no ambiente corporativo.

Apesar dos benefícios, é necessário manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O profissional deve evitar confundir amizades com proteção, não limite seus relacionamentos apenas aos amigos, preserve a privacidade, evite brincadeiras excessivas e mantenha maturidade para separar as relações pessoais das responsabilidades profissionais.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais