4 dicas para usar o LinkedIn e ChatGPT para uma busca de emprego bem-sucedida

A coach dá dicas de como não deixar a candidatura genérica e ter mais chances de sucesso

ChatGPT auxilia na descriçã de vagas
Algoritmo do LikedIn pode ser influenciado por você mesmo. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

O LinkedIn e o ChatGPT podem ser ferramentas úteis na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, segundo a coach de carreira Sarah Doody. O candidato deve se destacar, mas um dos erros mais comuns é se candidatar sem personalizar o perfil diretamente para a vaga que deseja.

Em entrevista ao CNBC Make It, a especialista compartilhou quatro passos simples, mas que podem aumentar as chances de sucesso na candidatura. Confira abaixo:

1. Use o LinkedIn a seu favor

Acione o botão “Tenho interesse” nas páginas das empresas para aparecer no radar dos recrutadores, que sinaliza discretamente seu interesse em trabalhar naquela organização, além disso, é uma forma de tornar o algoritmo do LinkedIn a seu favor.

2. Faça conexões antes da vaga abrir

Entre em contato com profissionais da empresa mesmo antes de existir uma vaga aberta. Comentários relevantes em posts ou conversas informais ajudam a tornar seu nome familiar quando a vaga surgir.

3. Decifre a vaga com o ChatGPT

Copie a descrição da vaga no ChatGPT e peça para ele destacar as principais competências exigidas. Isso ajuda a adaptar seu currículo de forma precisa para chamar a atenção do recrutador.

4. Personalize sua candidatura

Com base na análise da vaga, ajuste no LinkedIn e no ChatGPT o currículo e a carta de apresentação especificamente para aquela vaga. Destaque o que é mais relevante e elimine o que não agrega ao foco da vaga.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais