O Internet Archive preserva a memória da internet. Agora você pode ver isso ao vivo
Plataforma ajuda a tornar milhões de registros públicos acessíveis a pesquisadores. E agora dá para acompanhar esse processo em tempo real

Já imaginou ver, ao vivo, o trabalho de preservação da história acontecendo diante dos seus olhos?
O Internet Archive – biblioteca digital que reúne sites e outras produções culturais online – começou a realizar transmissões ao vivo no YouTube desse processo, direto de seu centro de digitalização na Califórnia. E qualquer pessoa pode assistir.
De segunda a sexta, das 11h30 às 19h30 (horário de Brasília), o público pode acompanhar o processo de digitalização de microfichas, pequenos cartões de filme que se transformam em documentos públicos pesquisáveis – tudo isso com uma trilha sonora relaxante de lo-fi ao fundo.
A iniciativa faz parte da Democracy’s Library, um projeto global que busca digitalizar e disponibilizar milhões de registros governamentais ao público.
“Essa transmissão destaca um trabalho essencial, mas que costuma passar despercebido: a preservação dos registros públicos e a infraestrutura que permite que a democracia seja pesquisável”, afirma Brewster Kahle, fundador do Internet Archive. “A transparência não acontece sozinha – ela precisa ser construída, mantida e tornada visível. É isso que essa live representa.”
Se você está se perguntando exatamente o que está vendo, os operadores estão digitalizando microfichas – pedaços planos de filme com imagens reduzidas de documentos. Essa tecnologia, usada desde a metade do século 20, serviu para arquivar jornais, processos judiciais, registros públicos e muito mais.
“A transmissão mostra cinco estações de digitalização em funcionamento, com um close detalhado de uma delas”, explica Chris Freeland, diretor de serviços bibliotecários do Internet Archive, em uma publicação no blog da instituição.
Os operadores posicionam as microfichas sob uma câmera de alta resolução, que capta várias imagens detalhadas de cada filme. Em seguida, um software junta essas imagens e ferramentas automatizadas identificam e recortam até 100 páginas por cartão.

Cada página é então processada, transformada em texto pesquisável e adicionada ao acervo público do Internet Archive – com todos os metadados – para que pesquisadores, jornalistas e o público em geral possam acessar e baixar gratuitamente.
Fora do horário de digitalização, a transmissão continua, exibindo filmes mudos e imagens históricas da NASA, para entreter os espectadores. O canal ainda conta com um chat ao vivo. “Esse clima é perfeito para quem está fazendo pesquisa”, comentou um usuário.
A ideia da transmissão foi da engenheira de software e desenvolvedora de aplicativos Sophia Tung. “Espero que o seu trabalho seja tão misterioso e importante quanto este aqui”, respondeu Sophia ao comentário.