5 formas de contribuir para que mais mulheres cresçam profissionalmente
Pesquisadora alerta que apoio o masculino é essencial para promover igualdade de gênero no ambiente profissional

Embora mulheres tendam a começar suas carreiras com o mesmo nível de ambição que os homens, elas enfrentam mais as pequenas agressões, acumulam tarefas não reconhecidas e lidam com barreiras que limitam seu crescimento, segundo a professora Joanne Lipman, da Universidade de Yale.
Para ajudar a mudar esse cenário e promover mais equidade no ambiente de trabalho, a especialista listou 5 atitudes práticas que especialmente os homens podem adotar para se tornarem aliados mais eficazes no ambiente profissional. As sugestões foram publicadas em entrevista ao CNBC Make it.
1. Interrompa o interruptor
Homens costumam interromper mais que mulheres em reuniões, o que atrapalha a participação feminina. A dica de Lipman é a seguinte: ao notar uma colega sendo interrompida, intervenha educadamente: “desculpa, mas a [nome da colega] ainda estava falando. Gostaria de ouvir o que ela tem a dizer”, comentou.
2. Dê crédito pelas ideias
É comum uma mulher apresentar uma ideia e só receber reconhecimento quando um homem repete a mesma coisa. Para evitar isso, use a técnica da amplificação: repita a ideia com ênfase e credite corretamente: “Como disse a [nome da colega]…”, enfatiza a especialista.
3. Seja um “parceiro de elogios”
Mulheres costumam ser criticadas quando falam de suas próprias conquistas. Lipman sugere que colegas homens façam encontros periódicos para trocar elogios profissionais com suas colegas, ajudando a valorizar realizações sem reforçar estigmas.
4. Tire licença-paternidade
A licença ajuda equilibrar as responsabilidades parentais no ambiente de trabalho e demonstra apoio às mulheres, que ainda são vistas como cuidadoras primárias. Segundo a ACLU, uma das organizações mais tradicionais e influentes dos Estados Unidos na defesa de direitos civis e liberdades individuais, homens que tiram a licença fortalecem a conexão com seus filhos e promovem mais empatia no trabalho.
5. Não tome decisões por elas
Se algumas mulheres recusarem uma promoção ou projeto, respeite e continue oferecendo oportunidades. Lipman lembra que, quando virou mãe, recusou uma promoção, mas seu chefe continuou apostando nela. Anos depois, ela mesma pediu para assumir um cargo de maior responsabilidade.