5 maneiras de lidar com relacionamentos que drenam sua energia no trabalho
Especialistas explicam como identificar e se proteger de vínculos emocionais desgastantes no ambiente profissional

Relacionamentos tóxicos não se limitam à vida pessoal, eles também podem surgir no ambiente de trabalho, afetando a saúde emocional e produtividade, de acordo com a Clínica IMED. E reconhecer esses vínculos prejudiciais, é o primeiro passo para preservar seu bem-estar.
Confira abaixo 5 estratégias publicadas pela clínica para lidar com relacionamentos que drenam sua energia no trabalho:
1. Estabeleça limites claros
Pessoas que sugam energia frequentemente ultrapassam fronteiras pessoais. Defina até onde está disposto a ir em uma relação profissional e comunique isso de forma assertiva. Isso pode incluir recusar tarefas extras constantes ou limitar o tempo de convivência com colegas que causam estresse.
2. Não tente mudar a outra pessoa
Acreditar que, com paciência e esforço, o comportamento tóxico de um colega mudará pode ser uma armadilha. Mudanças reais precisam partir da própria pessoa. Concentre-se em proteger sua energia em vez de tentar transformar o outro.
3. Cuide da sua energia emocional
Engajar-se em atividades que proporcionam bem-estar, como exercícios físicos, hobbies e momentos de lazer, fortalece sua resiliência emocional. Essas práticas ajudam a equilibrar os efeitos negativos de relações desgastantes no trabalho.
4. Trabalhe sua autoconfiança
Pessoas com baixa autoestima são mais suscetíveis a relacionamentos tóxicos, pois podem temer o abandono ou sentir que precisam aceitar situações prejudiciais para serem valorizadas. Investir em autoconhecimento e, se necessário, buscar apoio terapêutico, pode fortalecer sua segurança emocional.
5. Avalie a necessidade de se afastar
Em alguns casos, o distanciamento pode ser a melhor solução para preservar sua saúde mental. Embora nem sempre seja possível cortar laços, especialmente em relacionamentos com colegas da mesma área, limitar o contato com pessoas que drenam sua energia no trabalho é essencial.