DeepSeek: atualização da IA chinesa reduz alucinações em até 50%
Atualização de startup chinesa surpreende o mercado de tecnologia e reforça a disputa no desenvolvimento de Inteligência Artificial

A startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek lançou, na última quinta-feira (dia 29) uma atualização do seu modelo de raciocínio, o R1-0528.
De acordo com a "Bloomberg", a atualização, publicada na plataforma Hugging Face, traz avanços significativos em raciocínio e inferência, permitindo melhor desempenho em tarefas complexas. Segundo a DeepSeek, o novo modelo se aproxima dos resultados obtidos pelo O3 da OpenAI e pelo Gemini 2.5 Pro do Google.
O R1 foi lançado em janeiro e viralizou em todo o mundo ao desafiar a ideia de que IA exige alto poder de computação e investimentos bilionários. Na época, o lançamento impactou até ações de empresas de tecnologia fora da China. Desde então, empresas como Alibaba e Tencent anunciaram modelos que afirmam superar o DeepSeek.
Diferente do lançamento anterior, a atualização do R1-0528 veio com poucos detalhes técnicos. Em uma postagem no X/ Twitter e no WeChat, a empresa informou que conseguiu reduzir em até 50% a taxa de alucinações, erros ou informações falsas, em tarefas como reescrita e resumo.
A atualização também ampliou as capacidades criativas do modelo, permitindo gerar ensaios, romances, além de melhorar a geração de códigos de front-end e a interpretação de papéis. Segundo a DeepSeek, o modelo de destacou no desempenho em testes de matemática, programação e lógica.
O avanço da DeepSeek derruba a tese de que os controles de exportação dos EUA seriam uma barreira para o desenvolvimento de IA na China. A empresa conseguiu entregar modelos de alto nível por uma fração do custo dos líderes norte-americanos.
A DeepSeek também informou que aplicou seu método de raciocínio do R1-0528 no modelo Qwen 3 8B Base, da Alibaba, por meio de uma técnica conhecida como destilação. O resultado foi um desempenho até 10% superior ao do modelo original.
empresas como Alibaba e Tencent anunciaram modelos que afirmam superar o DeepSeek.
O raciocínio do DeepSeek-R1-0528 terá impacto relevante tanto na pesquisa acadêmica quanto no desenvolvimento de modelos mais eficientes e de menor escala”, destacou a empresa.
A atualização foi classificada como uma “pequena melhoria experimental” e já está disponível para testes. Em resposta à crescente concorrência, o Google reduziu preços no Gemini, e a OpenAI lançou o modelo o3 Mini, que demanda menos poder computacional.
Há expectativa de que a DeepSeek lance em breve o sucessor R2, inicialmente previsto para maio. A empresa também atualizou, em março, seu modelo de linguagem V3.