IA enviará 1 em cada 4 trabalhadores para um novo emprego; veja quais
A IA deve gerar um aumento médio de produtividade, redução de custos e uma economia superior a US$ 11 mil por funcionário

A Inteligência Artificial (IA) forçará uma em cada quatro pessoas a assumir um novo emprego, à medida que ganha espaço no ambiente de trabalho.
A previsão é da Salesforce, empresa de software de vendas, que também afirma que a adoção de agentes de IA já impacta funções humanas e promete acelerar essa transformação. A companhia realizou um estudo com executivos de recursos humanos (RH) que confirma esse cenário.
De acordo com a pesquisa, a IA deve gerar um aumento médio de produtividade, redução de custos e uma economia superior a US$ 11 mil por funcionário.
Diferente dos chatbots, que apenas respondem comandos, os agentes de IA executam tarefas de forma autônoma em ambientes digitais. Esse avanço já afeta setores como finanças, segurança cibernética, atendimento ao cliente e operações. O estudo revela que 23% dos profissionais serão realocados em novas funções, enquanto equipes de atendimento, finanças e operações devem encolher.
Ao mesmo tempo, cresce a demanda por cargos técnicos, como cientistas de dados e arquitetos de IA, além de profissionais com habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e colaboração, competências que a IA ainda não reproduz.
O levantamento da Salesforce, que ouviu 200 executivos globais de RH, conclui que os agentes de IA representam mais do que uma tendência: são uma revolução nas estratégias de negócios. Para 80% dos entrevistados, dentro de cinco anos, a maioria das equipes será formada por uma combinação de trabalhadores humanos e agentes digitais.
A pesquisa aponta que 85% das empresas ainda não adotaram plenamente a IA, e 73% dos funcionários não sabem como ela afetará seus empregos. No entanto, 80% dos líderes de RH já investem ou planejam investir na requalificação dos profissionais, com foco, principalmente, na alfabetização em IA.
A previsão é que 61% dos trabalhadores mantenham seus cargos, mas passem a trabalhar lado a lado com sistemas de IA. Essa estratégia, segundo os executivos, é mais viável economicamente do que contratar novos talentos.
Mesmo pequenas empresas sentirão o impacto. Ferramentas de Inteligência Artificial vão assumir tarefas administrativas, oferecendo redução de custos e aumento de produtividade nas vagas de emprego.