Como manter os amigos do trabalho mesmo após deixar o emprego

Crédito: Fast Company Brasil

Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

O trabalho costuma ser um dos lugares que mais nos oferecem oportunidades para cultivar amizades. Na verdade, de acordo com pesquisas recentes, a chance de alguém fazer amigos no trabalho perde apenas para a de conhecê-los no ensino médio ou na faculdade. Mas os vínculos de amizade têm se tornado mais frágeis, e muitas pessoas vêm relatando não ter amigos suficientes ou ter perdido as conexões que as ajudavam a se sentir com os pés no chão, energizadas e pertencentes a uma comunidade.

Também é sabido que poder contar com um melhor amigo no trabalho é uma das principais razões que contribuem para a permanência em uma empresa. Os relacionamentos são uma parte fundamental dessa equação de valor. Afinal, as pessoas trabalham por uma sensação de realização e pela oportunidade de expressar talentos, mas também porque gostam de seus colegas e apreciam trabalhar ao lado deles. 

Há muitos obstáculos que dificultam firmar amizades à distância. O trabalho remoto pode ter vantagens, mas encontrar um colega no almoço não é uma delas. Trabalhar fora do escritório elimina essas oportunidades de conversar com alguém enquanto estão caminhando juntos, ou de conversar informalmente durante uma pausa rápida na frente da máquina de café.

Infelizmente, muitas pessoas são solitárias e sentem que não têm o apoio adequado dos amigos. Mas ter um amigo próximo no trabalho ainda é viável. Só requer um pouco mais de esforço. Vejamos a seguir por que o trabalho é um ótimo lugar para construir relacionamentos.

AMIZADES LEVAM TEMPO PARA SE DESENVOLVER

Uma das melhores razões pelas quais é mais viável ter um amigo de verdade no trabalho é um dos ingredientes mais importantes na formação de relacionamentos: o tempo. Pesquisadores que estudam amizade dizem que leva mais de 50 horas para se construir um relacionamento próximo. E o trabalho é o lugar perfeito para isso.

O trabalho remoto pode ter vantagens, mas encontrar um colega no almoço não é uma delas.

Sociologicamente, a proximidade (real ou virtual) é o determinante mais importante dos relacionamentos. Quando você está trabalhando com colegas, naturalmente passa muito tempo junto deles. Isso permite que conheça as pessoas de várias maneiras. A familiaridade também tende a gerar aceitação – quanto mais você conhece alguém, mais entende de onde a pessoa vem e pode simpatizar, apreciar e perdoar suas fraquezas.

Dependendo de quanto tempo você fica em uma empresa, seus relacionamentos podem durar mais do que em outras áreas de sua vida. Durante um longo período no mesmo emprego, algumas pessoas podem conhecer seus colegas de trabalho há mais tempo do que conhecem seus filhos. Mas, mesmo em empregos mais curtos, os amigos do trabalho podem ser uma fonte de continuidade, em oposição às mudanças que acontecem fora do trabalho, como perdas, fins de namoros ou até pandemias.

AMIZADE REQUER UMA BASE DE CONFIANÇA

A verdadeira amizade é baseada em altos níveis de confiança. Saber que os amigos estão do seu lado, saber que eles manterão as confidências, saber que seguirão adiante e que são confiáveis, saber que eles têm as melhores das intenções no coração.

Além disso, os seres humanos tendem a se unir em tempos difíceis ou para vencer desafios compartilhados, e o trabalho geralmente é onde as pessoas são mais testadas. Você e seu amigo ficaram até tarde quebrando a cabeça juntos, naquela vez em que o projeto estava indo por água abaixo e era preciso achar uma solução. Ou aquela vez em que vocês conseguiram o maior contrato do ano e comemoraram juntos. Esses são os tipos de situações em que a amizade vai sendo construída.

AMIZADES CRESCEM A PARTIR DE INTERESSES COMUNS

Nossas amizades também são uma parte especial da vida porque geralmente se formam em torno de interesses compartilhados. Alguns estudos mostram que pessoas de personalidades semelhantes tendem a escolher carreiras semelhantes. Isso não é difícil de entender, mas é interessante – e tem tudo a ver com amizade. Por exemplo, aqueles em profissões como finanças ou tecnologia podem tender a ter uma mente mais analítica, enquanto aqueles que chegam ao marketing ou desenvolvimento gráfico tendem a atividades criativas.

algumas pessoas podem conhecer seus colegas de trabalho há mais tempo do que conhecem seus filhos.

Tudo isso significa que o trabalho é um ótimo local para encontrar pessoas que têm interesses em comum, porque você tende a trabalhar mais de perto com as pessoas do seu departamento ou da sua área. É claro que também quer sair da zona de conforto e ter diversidade de pensamento. Mas trabalho também funciona para isso, porque tende a ser o lugar onde provavelmente se conectará com aqueles que são diferentes de você.

AMIZADES PROSPERAM A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS

Quando você trabalha em uma empresa com colegas, já tem a base de um relacionamento forte, porque todos compartilham uma linguagem comum e conhecem as mesmas pessoas. Vocês já compartilharam experiências que lhe dão uma base para conversas e uma base para aprofundar o relacionamento, à medida que você compartilha expectativas, ideias, desafios e sucessos.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Fast Company é a marca líder mundial em mídia de negócios, com foco editorial em inovação, tecnologia, liderança, ideias para mudar o ... saiba mais