3 coisas para melhorar a confiança ao falar, de acordo com especialista

Professor de Stanford revela técnicas práticas para transformar o medo de falar em confiança

Ansiedade pode diminuir a confiança
Conexão com o público é mais importante do que a perfeição, diz especialista. Foto: Freepik

Redação Fast Company 1 minutos de leitura

Falar em público ainda causa ansiedade na maioria das pessoas, mas existem algumas técnicas simples e eficazes para lidar com esse medo e melhorar a confiança ao falar, de acordo com o professor da Universidade de Stanford, Matt Abrahams, especialista em comunicação. 

Segundo ele, ao se expor, o nervosismo vem de mecanismos evolutivos profundos e naturais do ser humano. Por isso, ao longo da carreira Abrahams desenvolveu práticas baseadas em evidências científicas, e compartilhou com a Inc. Magazine. Confira 3 dicas para falar com mais confiança.

1. Gerencie os sintomas físicos

Tremores, suor, voz acelerada e batimentos cardíacos intensos são sinais clássicos de ansiedade. Para amenizá-los, ele recomenda técnicas de respiração abdominal, movimentação corporal intencional e até o uso de objetos gelados nas mãos, o que ajuda a regular a temperatura corporal e a reduzir o impacto da adrenalina.

2. Traga a mente para o presente

Pensar demais no resultado da fala só aumenta a tensão. Abrahams defende que o foco deve estar no agora. Estratégias como repetir trava-línguas, fazer contagens regressivas ou ouvir música podem ajudar a reduzir o foco no futuro e aliviar a pressão.

3. Focar no público, não em si mesmo

Quanto mais a atenção está voltada para o próprio desempenho, maior a ansiedade. Por isso, o especialista incentiva os comunicadores a concentrarem-se na audiência: entender suas necessidades, ajustar a linguagem e criar conexões genuínas. Isso aumenta a confiança ao falar e diminui o nervosismo.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais