Cascos de tartaruga impressos em 3D podem ajudar a salvar espécies ameaçadas

Crédito: Fast Company Brasil

Talib Visram

Se você algum dia estiver vagando pelo deserto de Mojave, na Califórnia, e se deparar com uma tartaruga, não se aproxime – pode acabar recebendo um jato de spray artificial de uva. Isso porque aquela tartaruga, na verdade, é uma réplica impressa em 3D e pensa que você é um corvo.

Graças à atividade humana, os corvos invadiram os desertos do oeste dos EUA, afetando seus ecossistemas e ameaçando, sobretudo, as tartarugas que habitam a região. Eles atacam principalmente as mais novas, que ainda não possuem um casco totalmente formado. Em um esforço para tentar protegê-las, um biólogo se uniu a engenheiros para criar uma réplica de tartaruga bebê a partir de impressão 3D, que lhes permite coletar dados sobre ataques de corvos e contra-atacar com um spray não tóxico.

Corvos se alimentam de corujas, lagartos e de tartarugas jovens, enfiando seus bicos nos cascos ainda macios quando os pequenos répteis tentam escapar das temperaturas escaldantes do solo. Elas não têm escolha a não ser se expor a ataques para evitar o calor.


SOBRE O AUTOR

Talib Visram escreve para a Fast Company e é apresentador do podcast World Changing Ideas. saiba mais