As 3 chaves da persuasão, segundo psicólogo vencedor do Prêmio Nobel
Daniel Kahneman, um dos nomes mais influentes da psicologia, revelou como comunicar ideias de forma mais eficaz

O psicólogo premiado com o Nobel, Daniel Kahneman, referência em ciência comportamental, deixou um legado essencial para quem quer se comunicar melhor e ter persuasão. Em seu livro Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman, apresenta o conceito dos dois sistemas mentais: o Sistema 1, rápido e intuitivo, e o Sistema 2, lento e analítico.
Segundo ele, a maior parte do nosso tempo passamos operando no modo automático (Sistema 1), e por isso mensagens persuasivas devem reduzir o esforço mental para serem compreendidas. Com base nessa teoria, confira três lições práticas de Kahneman, originalmente publicada na Inc. Magazine, para tornar sua mensagem mais convincente:
1. Facilite a leitura
Tornar a mensagem visualmente acessível é fundamental. Isso vale para slides, e-mails e qualquer tipo de apresentação: letras grandes, espaçamento adequado e destaques em negrito ajudam o público a entender melhor. “Qualquer coisa que reduza o esforço cognitivo vai ajudar”, dizia o psicólogo.
2. Use linguagem simples
Complexidade desnecessária diminui a credibilidade. Kahneman alerta: se você quer parecer inteligente, use palavras simples. Estudos mostram que o público confia mais em quem se comunica com clareza e evita jargões.
3. Conte histórias
“Ninguém toma decisões devido a um número. Elas precisam de uma história”, afirmou Kahneman em uma entrevista. Ele defendia que histórias conectam, humanizam e facilitam a compreensão, mesmo de temas científicos. E, como ele mesmo mostrou, o cérebro humano é naturalmente atraído por narrativas. Essa é mais uma das habilidades para ter persuasão.