A principal habilidade interpessoal que você precisa para ser contratado agora, segundo especialista do LinkedIn
As soft skills estão mais valorizadas do que nunca

Em meio à transformação acelerada do mercado de trabalho no pós-pandemia e à crescente influência da Inteligência Artificial (IA), habilidades interpessoais estão se destacando como diferenciais cruciais para quem busca uma vaga. É o que aponta o novo relatório “Soft Skills on the Rise 2025”, divulgado pelo LinkedIn.
De acordo com o relatório, publicado pelo CNBC Make it, entre as competências que mais crescem em importância, a principal é a mitigação de conflitos, ocupando o segundo lugar geral na lista da plataforma, e o primeiro entre as chamadas soft skills.
Segundo o especialista de carreira no LinkedIn, Andrew McCaskill, o termo “soft” já não faz jus à relevância dessas habilidades. “Estamos prestando um desserviço ao chamá-las assim. Essas competências humanas são verdadeiros divisores de águas no ambiente de trabalho atual”, afirma.
A valorização da mitigação de conflitos está ligada às mudanças nas relações profissionais. Um estudo recente citado pelo relatório mostra que comportamentos tóxicos estão em alta nos escritórios, com 30% dos trabalhadores norte-americanos afirmando que os colegas estão mais confrontadores do que há três anos.
Para McCaskill, saber manter a calma e o profissionalismo diante de cenários tensos - como as diferenças geracionais - é o que define os profissionais que se destacam hoje.
Outras habilidades interpessoais em alta incluem adaptabilidade, pensamento inovador, oratória e gestão de stakeholders. O especialista reforça que até mesmo os mais introvertidos podem encontrar maneiras de comunicar essas competências de forma autêntica, seja em entrevistas ou no dia a dia do trabalho.