Rafael Gil: “A criatividade brasileira nasce da vontade de não aceitar o óbvio”

Rafael Gil, CCO da agência Artplan
Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

Reconhecido como o principal evento da publicidade mundial, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acontece de 16 a 20 de junho, reunindo as mentes mais brilhantes e influentes desse mercado.

Este ano em sua 72ª edição, o festival vai homenagear o Brasil, primeiro país a receber o título de País Criativo do Ano. A premiação, inédita, reconhece o impacto de um país no universo da criatividade, valorizando seus talentos e sua cultura local.

Como parte da homenagem, o festival terá uma programação especial dedicada ao Brasil, incluindo ativações pela cidade, eventos e exibições. 

A Fast Company Brasil convidou alguns dos principais nomes do mercado publicitário nacional para falar sobre o papel da força criativa do Brasil no mundo. 

Nesta entrevista, conversamos com Rafael Gil, CCO da Artplan e do Grupo Dreams e jurado da categoria Industry Craft Lions.

Fast Company Brasil – A que você atribui a vocação brasileira para a criatividade?

Rafael Gil – Acredito que a criatividade brasileira nasce da vontade de ir além, de não aceitar o óbvio nem se conformar com as limitações ao nosso redor. Essas características estão profundamente enraizadas na nossa cultura.

Somos criativos porque aprendemos, desde cedo, a transformar pouco em muito. A escassez nos ensinou a ser inventivos, e a diversidade nos ofereceu um leque infinito de referências.

"Abrigo Amigo", da Eletromídia (Crédito: Divulgação)

Temos uma alegria que, mesmo diante da adversidade, nos impulsiona a ser resilientes e a chegar onde poucos acreditavam ser possível.

Essa mistura de improviso com repertório cultural faz da nossa criatividade algo vivo, pulsante e, acima de tudo, de uma potência única no mundo.

Fast Company Brasil – Na sua opinião, quais campanhas ou ações ajudam a ilustrar essa vocação?

Rafael Gil – O Brasil tem um verdadeiro acervo de campanhas que simbolizam nossa vocação criativa. Cada uma à sua maneira mostra como a criatividade pode conectar pessoas e transformar realidades.

É difícil escolher apenas uma entre tantas ideias fantásticas, mas tenho muito orgulho de ter feito parte de um projeto chamado "Abrigo Amigo", criado para a Eletromídia. Com criatividade, conseguimos ressignificar os abrigos de ônibus, transformando-os em espaços de proteção e companhia para mulheres que aguardam sozinhas pela a sua condução.

Mais recentemente, outro exemplo que ilustra bem essa inventividade é a campanha "Osso Premiado", criada pela DM9 para o KFC. Inspirada na tradicional brincadeira do 'palito premiado', a marca lançou uma promoção em que ossos de frango premiados, gravados a laser, davam direito a um sorvete exclusivo em edição limitada.

A ação resgatou com humor e inteligência uma memória afetiva brasileira, promovendo experimentação e reforçando o papel do KFC na cultura pop do país.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais