Meta aposta em modelo global de IA para impulsionar robôs e carros autônomos

O modelo de código aberto desenvolvido pela empresa, interpreta, prevê e planeja ações no mundo físico com base em simulações internas da realidade

Renderização 3D do conceito de biorobôs
O V-JEPA 2 reconhece, por exemplo, que uma bola rolando sobre uma mesa cairá ao atingir a borda ou que um objeto escondido continua presente, mesmo sem estar visível. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Meta anunciou, na última quarta-feira (11), o lançamento de um novo modelo de Inteligência Artificial projetado para compreender com mais precisão ambientes tridimensionais e os movimentos de objetos físicos como robôs e carros autônomos.

Segundo o CNBC Make It, o V-JEPA 2, modelo de código aberto desenvolvido pela empresa, interpreta, prevê e planeja ações no mundo físico com base em simulações internas da realidade. A tecnologia se enquadra na categoria de “modelos de mundo”, sistemas que replicam a lógica do ambiente físico para que a Inteligência Artificial aprenda, tome decisões e execute tarefas de maneira mais eficiente.

O V-JEPA 2 reconhece, por exemplo, que uma bola rolando sobre uma mesa cairá ao atingir a borda ou que um objeto escondido continua presente, mesmo sem estar visível. A Meta posiciona o novo sistema como ideal para aplicações em robôs de entrega e veículos autônomos, que precisam reagir rapidamente às condições do ambiente.

Ao contrário de modelos que dependem de grandes volumes de dados rotulados ou gravações, o V-JEPA 2 opera em um espaço latente simplificado, onde analisa o comportamento de objetos e suas interações físicas.

Segundo Yann LeCun, cientista-chefe de Inteligência Artificial da Meta, esse tipo de tecnologia oferece uma compreensão mais ampla do mundo físico, diferente da interpretação da linguagem. O especialista define os modelos de mundo como representações digitais abstratas que permitem à IA prever consequências e planejar ações com base nessas previsões.

A abordagem da Meta vem ganhando espaço entre pesquisadores de IA. Em 2023, a pesquisadora Fei-Fei Li captou US$ 230 milhões para fundar a startup World Labs, voltada ao desenvolvimento de modelos de mundo em larga escala. Paralelamente, a unidade DeepMind, do Google, desenvolve o Genie, sistema que simula jogos e ambientes 3D em tempo real.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais