As 5 previsões visionárias de Nikola Tesla que se tornaram realidade

Muito além da eletricidade, o legado de Tesla inclui previsões surpreendentes que se tornaram realidade, décadas depois

Nikola Tesla usando celular para controlar drone
Atualmente, o nome Tesla voltou a ganhar notoriedade com os carros elétricos produzidos pela empresa cofundada por Elon Musk. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

Nikola Tesla, um dos engenheiros mais visionários da história, previu várias tecnologias que só se tornariam realidade muitas décadas depois — ainda no final do século XIX e início do XX.

Nascido na Croácia, então parte do Império Austro-Húngaro, e de origem sérvia, migrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu tecnologias fundamentais para o mundo moderno.

Sua rivalidade com Thomas Edison ficou marcada na história como "a guerra das correntes", confronto entre a corrente alternada (CA), defendida por Tesla, e a corrente contínua (CC), promovida por Edison, que também apostava em um sistema com voltagem fixa e difícil adaptação, enquanto Tesla apostava na corrente alternada, mais eficiente para longas distâncias.

Embora Tesla tenha vencido tecnicamente essa disputa, foi Edison quem permaneceu mais reconhecido publicamente como "o pai da eletricidade".

Atualmente, o nome Tesla voltou a ganhar notoriedade com os carros elétricos produzidos pela empresa cofundada por Elon Musk. Apesar de seu reconhecimento limitado em vida, Nikola Tesla fez previsões tecnológicas que se tornaram realidade, décadas depois. Confira 5 delas abaixo, que viraram realidade.

1. Wi-Fi
Tesla previu a transmissão global de sinais de voz, documentos, música e vídeos por meio de tecnologia sem fio. Embora Guillermo Marconi tenha sido o primeiro a enviar mensagens em código Morse pelo Atlântico, Tesla almejava ir além, antecipando a base conceitual do Wi-Fi e da comunicação digital sem fio. Essa previsão se concretizou nos anos 1990 com a criação da World Wide Web.

2. Celulares
Em entrevista à revista Colliers em 1926, tesla descreveu uma "tecnologia de bolso" capaz de transmitir som e imagem globalmente. Ele afirmou que as pessoas poderiam "presenciar e escutar eventos como se estivessem presentes". A previsão antecipou os smartphones com quase um século de antecedência.

3. Drones
Em 1898, Tesla apresentou um dispositivo automatizado e sem fio, controlado por controle remoto. Embora muitos acreditassem que um animal manipulava a máquina internamente, o invento antecipou os drones modernos. Tesla acreditava que máquinas teleguiadas teriam papel relevante no futuro, algo confirmado pela ampla aplicação dos drones hoje.

4. Aviões comerciais de alta velocidade
Tesla previu aeronaves rápidas capazes de transportar passageiros entre países em poucas horas. Imaginou o uso de energia sem fio para propulsionar máquinas voadoras sem combustível, eliminando limitações técnicas da época. Embora os aviões elétricos ainda estejam em desenvolvimento, o transporte aéreo rápido se tornou realidade.

5. Empoderamento feminino
Em 1926, Tesla declarou que as mulheres utilizariam a tecnologia sem fio para alcançar educação, independência profissional e liderança social. Embora não haja vínculo direto entre avanços tecnológicos e o movimento feminista, o progresso feminino no setor é notável. Exemplos incluem lideranças como Marissa Mayer (Yahoo) e Sheryl Sandberg (Facebook), além de campanhas como #MeToo, que uniram mulheres globalmente através da tecnologia.

Nikola Tesla, portanto, não apenas revolucionou o setor elétrico, mas também antecipou várias inovações que moldaram o século XXI.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais