O conselho nº 1 de um bilionário para jovens que buscam sucesso e felicidade
Para o empresário, sucesso vem de quem aprende enquanto trabalha

Mark Cuban, bilionário e co-proprietário do Dallas Mavericks, tem um conselho direto para jovens em início de carreira: adotem a mentalidade de um agente livre, assim como fazem muitos atletas profissionais que alcançam o sucesso.
Em uma publicação recente na rede social BlueSky, Cuban explicou que, após anos pagando para aprender, é hora de “ser pago para aprender”. Segundo ele, é essencial se dedicar ao máximo no trabalho atual, mas manter-se sempre aberto a novas oportunidades e aprendizado. “Você é sempre um agente livre. Você sempre pode estar em busca e aprender mais em um novo emprego”, escreveu.
De acordo com artigo publicado pelo CNBC Make It, Cuban seguiu esse princípio desde o início da sua trajetória. Na casa dos 20 anos, conseguiu emprego em uma empresa de software mesmo com pouca formação na área. Estudando manuais técnicos por conta própria, aprendeu o necessário para fundar sua própria empresa, a MicroSolutions, que vendeu por 6 milhões de dólares em 1990.
Mas a ideia de “ser um agente livre” precisa ser aplicada com equilíbrio, alertou a CEO da consultoria Career Nomad, Patrice Williams Lindo, ao CNBC. Para ela, quem está sempre com um pé fora da porta pode acabar comprometendo seu desempenho atual e deixando de construir relacionamentos profissionais importantes.
“Relacionamentos importam. Ser um ‘agente livre’ não significa negligenciar a confiança, colaboração e lealdade no seu cargo atual”, afirma Lindo. Além disso, ela lembra que a busca constante por algo novo pode causar esgotamento.
O segredoque jovens devem seguir, segundo a especialista, é manter o foco em aprender continuamente e se manter relevante no mercado. Nesse sentido, o conselho de Cuban (ser pago para aprender ) é uma estratégia eficaz para crescer na carreira e construir um futuro mais feliz e de sucesso.