Trabalho remoto: 10 formas inteligentes de fazer pausas e ser mais produtivo

Confira a chave para mais produtividade e menos estresse para quem trabalha em casa

Pessoa em chamada de vídeo no trabalho remoto
O levantamento também revela que pausas não comprometem o desempenho, pelo contrário: contribuem para sua elevação. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A rotina do trabalho remoto exige adaptação constante, especialmente no que diz respeito à saúde mental. A ausência de pausas naturais, comuns em ambientes presenciais, tende a comprometer o bem-estar dos profissionais.

Segundo estudo das Nações Unidas, 30% dos trabalhadores remotos relatam sentir-se "muito estressados", contra 25% dos que atuam em escritórios. Um dos fatores é o excesso de horas trabalhadas.

O National Bureau of Economic Research aponta que quem trabalha de casa acumula, em média, 48,5 minutos a mais por dia, o equivalente a mais de um mês de horas extras por ano para quem está em regime integral. Isso reforça a importância das pausas regulares.

Apesar da justificativa comum de falta de tempo, a Harvard Business Review (HBR), com base na análise de mais de 80 estudos, concluiu que pausar ao longo do dia aumenta a produtividade e melhora o bem-estar. O levantamento também revela que pausas não comprometem o desempenho, pelo contrário: contribuem para sua elevação.

Diferenças entre pausas remotas e presenciais

Segundo uma pesquisa da Universidade de Stanford com 4.537 adultos nos Estados Unidos, evidenciando as distinções no tipo de pausa, conforme o local de trabalho. Funcionários presenciais tendem a navegar na internet ou jogar em seus celulares. Já os remotos utilizam o tempo livre para se exercitar, fazer tarefas domésticas ou cuidar dos filhos.

10 ideias alternativas de pausa para trabalhadores remotos e presenciais

1. Almoçar ao ar livre, em um parque ou varanda.

2. Caminhar, alongar-se ou praticar exercícios.

3. Ler algo não relacionado ao trabalho para estimular a curiosidade.

4. Compartilhar artigos em redes sociais profissionais.

5. Resolver jogos como palavras-cruzadas ou o Wordle.

6. Reorganizar ou limpar o espaço de trabalho.

7. Ativar a criatividade com quebra-cabeças, desenhos ou artesanato.

8. Tirar cochilos de 10 a 20 minutos, que ajudam a recarregar a energia.

9. Socializar com colegas ou conversar com amigos durante uma caminhada.

10. Ouvir uma palestra inspiradora durante o intervalo do almoço.

Mesmo em contextos diferentes, incorporar pausas intencionais melhora o desempenho e reduz o estresse. A prática de interrupções saudáveis não é um luxo, mas uma estratégia necessária de gestão da rotina de trabalho remoto.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais