As 3 atitudes que tornam qualquer pessoa muito mais persuasiva
Estudos mostram que temos mais influência do que imaginamos

Por que algumas pessoas conseguem sempre o que querem? A resposta pode não estar no carisma ou no talento, mas em estratégias simples que aumentam a capacidade de influência no dia a dia. Seja ao pedir um aumento, defender uma ideia ou solicitar ajuda, muitos subestimam sua capacidade de persuasivo, e isso é um erro comum.
Em entrevista ao CNBC Make It, a psicóloga social e professora de comportamento organizacional, Vanessa Bohns, autora do livro You Have More Influence Than You Think, destaca que a maioria das pessoas tende a esperar rejeição, quando, na prática, a tendência humana é colaborar. “As pessoas geralmente querem ajudar. Dizer ‘não’ é desconfortável para elas”, afirma.
Confira abaixo três atitudes que os mais persuasivos adotam e que todos podem aplicar:
1. Falar sem perfeccionismo
Muita gente acredita que precisa ser impecável ao se comunicar. Mas estudos da Universidade do Texas mostram que, na maioria das vezes, o ouvinte não memoriza palavras exatas, e sim a ideia geral transmitida. Isso significa que seu argumento será lembrado pelo conteúdo, não pela eloquência. Portanto, vale mais a clareza do que a perfeição.
2. Fazer pedidos cara a cara
Mesmo na era digital, a comunicação presencial ainda é a mais eficaz. Pesquisas indicam que pedir algo pessoalmente aumenta significativamente a chance de aceitação. O motivo? O contato direto dificulta a rejeição e reforça a conexão humana.
3. Confiar mais em si mesmo
Muitos gastam tempo demais lapidando mensagens por insegurança, quando poderiam simplesmente agir. A baixa autoconfiança nos leva a trabalhar dobrado e depender da validação alheia. “As pessoas geralmente te veem de forma mais positiva do que você imagina”, diz Bohns. Assumir isso pode ser o impulso necessário para influenciar mais e ouvir mais “sim”, sinal esse de persuasão.