Procurando emprego? Essas 2 habilidades de IA podem ajudar você a superar a concorrência
Especialistas afirmam que saber usar IA já virou critério básico de contratação em muitas empresas

Com tanto curso de Inteligência Artificial (IA) por aí, pode ser difícil saber por onde começar. Mas especialistas em carreira dizem que o melhor caminho é focar em duas habilidades que estão sendo vistas como as mais valiosas para o mercado: engenharia de prompts e aprendizado de máquina.
Um levantamento da Microsoft e do LinkedIn, feito para o Work Trend Index 2024, e divulgado pelo CNBC Make It, mostra que dois em cada três executivos e diretores de alto escalão não contratariam hoje um candidato que não tenha nenhuma habilidade com IA.
“Aprender habilidades básicas em IA, como engenharia de prompts, aprendizado de máquina ou alfabetização em dados, é a melhor maneira de encurtar o caminho da sua competitividade em relação a pessoas com mais experiência”, diz Aneesh Raman, diretor de oportunidades econômicas do LinkedIn, em entrevista ao CNBC.
Segundo ele, não importa se você é da área de tecnologia ou não, o importante agora é saber usar a IA para trabalhar melhor, mais rápido e com mais resultados.
Confira abaixo as duas habilidades de IA que podem fazer diferença na sua busca por emprego:
1. Engenharia de prompts
Saber escrever bons comandos para a inteligência artificial virou uma habilidade-chave. A chamada engenharia de prompts consiste em criar instruções claras e estratégicas para tirar o máximo de ferramentas como o ChatGPT.
“O resultado que a IA entrega depende do que você escreve. E o prompt está nessa entrada”, explica Spencer. “Você precisa ser bom em fazer boas perguntas e dar as instruções certas para obter o resultado que deseja”, complementa.
Essa técnica serve para quase tudo: analisar grandes volumes de dados, entender tendências de mercado, gerar relatórios ou até criar conteúdos. “Não posso enfatizar isso o suficiente: engenharia de prompts é uma habilidade de entrada que você pode usar quase em qualquer lugar”, afirma Lydia Logan, vice-presidente da IBM na área de educação e desenvolvimento de força de trabalho.
Existem vários cursos online, gratuitos e pagos, que ensinam engenharia de prompts. Depois de fazer algum desses modelos de ensino, a dica dos especialistas é incluir essa qualificação no currículo e criar uma seção específica de habilidades em IA no LinkedIn.
2. Aprendizado de máquina (machine learning)
Outra habilidade que está bombando nas seleções de emprego é o aprendizado de máquina. Esse é um campo da IA que ensina os computadores a identificar padrões, analisar dados e melhorar a performance com o tempo, tudo de forma automática.
“Há uma demanda crescente por profissionais que saibam projetar e implementar soluções de aprendizado de máquina”, aponta um relatório de dezembro de 2024 da Draup, uma plataforma especializada em IA, que fica no Texas, nos Estados Unidos.
Modelos de linguagem de grande escala, como os que alimentam os chatbots, também fazem parte desse campo. E a tecnologia avança rápido.
Segundo Keith Spencer, entender o básico de aprendizado de máquina pode ajudar você a automatizar tarefas, analisar volumes enormes de informação e criar soluções práticas para os problemas da sua empresa. É claro que nem toda profissão vai exigir essa habilidade de Inteligência Artificial (IA), mas os especialistas garantem que vale a pena conhecer o tema e pensar em formas de aplicar na sua área.