5 profissões que podem estar com os dias contados diante do avanço da IA
Estudo mostra quais profissões podem desaparecer com o avanço da automação, segundo especialistas em Inteligência Artificial

Algumas profissões correm risco real de extinção nas próximas duas décadas com o avanço da Inteligência Artificial. Embora especialistas tenham uma visão mais positiva sobre os impactos da tecnologia, eles reconhecem que a automação afetará diretamente setores inteiros do mercado de empregos.
Segundo reportagem do CNBC Make It, uma pesquisa do Pew Research Center com mais de 1.000 profissionais da área de IA apontou que 56% acreditam em um impacto positivo da tecnologia na economia dos Estados Unidos até 2045. Entre os trabalhadores em geral, apenas 17% compartilham da mesma visão.
Os especialistas também indicaram as profissões mais ameaçadas. Entre elas, estão: caixas (73% acreditam que a função desaparecerá), motoristas de caminhão (62%), jornalistas (60%), operários de fábrica (60%) e engenheiros de software (50%).
Apesar do otimismo com a economia, os profissionais ouvidos reconhecem que muitas atividades deverão ser substituídas por sistemas automatizados.
Outro exemplo é o setor de transporte, em que os avanços em veículos autônomos devem reduzir drasticamente a necessidade de motoristas. No entanto, apenas 33% do público geral acreditam nessa mudança.
Assista abaixo:
A pesquisa também mostrou consenso entre especialistas e o público sobre o potencial da IA na área da saúde. Por outro lado, ambos os grupos demonstraram ceticismo em relação à precisão de notícias, à cobertura eleitoral e à regulação governamental sobre o uso da tecnologia.
O estudo ainda revela discrepâncias entre homens e mulheres especialistas. Entre os entrevistados, 63% dos homens acreditam que o impacto da IA será positivo nos EUA, contra 36% das mulheres. A diferença também se repete quando o tema é entusiasmo com a tecnologia ou benefícios pessoais percebidos.
Pesquisas anteriores já indicavam que ocupações tradicionalmente femininas, como funções administrativas e atendimento ao cliente, estão entre as mais afetadas pela automação.
Além disso, a baixa representatividade feminina nas equipes de desenvolvimento de IA pode influenciar a forma como essas tecnologias são projetadas e aplicadas no futuro dos empregos.