Inteligência artificial: 5 dicas para não ficar para trás

Com avanços em ritmo acelerado, toda empresa deve ter um plano de negócios preparado para as transformações trazidas pela tecnologia

tecnologia e o seu papel na estratégia do negócio
master1305 via Getty Images, Luca Bravo via Unsplash

Aytekin Tank 4 minutos de leitura

Mesmo os planos mais cuidadosamente elaborados raramente se desenrolam como esperado. Na era da inteligência artificial ​​em rápida evolução, essa percepção parece mais relevante do que nunca.

ALÉM DO PLANO DE NEGÓCIOS

Para empreendedores, se manter competitivo significa construir um plano de negócios que acompanhe a evolução da tecnologia.

A experiência mostra que planejar não se trata de prever o futuro com perfeita clareza — significa estar pronto e adaptável. Aqui estão cinco estratégias de planejamento que podem ajudar as empresas a serem mais responsivas à tecnologia e estarem mais preparadas para o crescimento futuro.

PAPEL DA FLEXIBILIDADE NO ORÇAMENTO

Se os últimos anos ensinaram alguma coisa, é que a mudança é a única constante. Foi possível aprender também que as mudanças rápidas são mais prováveis ​​do que nunca, seja na tecnologia, na economia ou na saúde global.

Para acompanhar um cenário tecnológico acelerado e amplamente imprevisível, os líderes precisam incluir flexibilidade em seus orçamentos. Por exemplo, ao considerar um pouco de folga de caixa para experimentações e mudanças imprevistas. Adotar como estratégia a abertura de espaço para programas-piloto, testes beta internos e atualizações regulares de software podem ser ações que nada têm a ver com uma resposta tardia, mas com uma parte essencial do processo de planejamento.

Essa abordagem permite uma adaptação conforme o necessário e a permanecer aberto a ferramentas ou tendências emergentes, como agentes de inteligência artificial, que podem dar uma vantagem em um ambiente tão imprevisível.

Em um cenário definido pela constante evolução, a adaptabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva.

REVISÃO TRIMESTRAL DO SET DE TECNOLOGIA

É essencial revisitar regularmente seu set de tecnologia — as ferramentas de software, frameworks e infraestrutura que mantêm a sua empresa funcionando. Uma interface ou banco de dados que funcionava bem há seis meses pode estar completamente obsoleto hoje. Além disso, saiba que quase sempre é possível identificar maneiras de tornar seu local de trabalho mais eficiente.

Embora muitas empresas revisitem seu conjunto de tecnologias anualmente ou semestralmente como regra geral, para empresas que operam em ambientes em que as tecnologias estão evoluindo rapidamente, a revisão pode ser trimestral.

Conduza sua revisão com uma mentalidade de automação em primeiro lugar. Com as ferramentas e a tecnologia certas, você pode otimizar processos inteiros e eliminar tarefas manuais tediosas, liberando os funcionários para o trabalho que realmente importa.

Pense nisso como um ajuste regular do seu motor.

UM COMITÊ DE TECNOLOGIA MULTIFUNCIONAL

A colaboração multifuncional é algo natural em muitos negócios. No caso de projetos que abrangem vários departamentos, reunir diversas expertises não apenas cria impulso, mas também leva a uma tomada de decisões mais inteligente e rápida.

Ao envolver as principais partes interessadas desde o início, são evitados atrasos e contratempos dispendiosos no futuro.
Hoje, a maioria das empresas precisa de um comitê de tecnologia dedicado. É o tipo de comitê que acompanha as tecnologias emergentes, avalia as ferramentas existentes da empresa e oferece orientação estratégica para a implementação.

Para tomar as melhores decisões para os negócios, esse comitê deve incluir representantes de toda a organização: desenvolvedores, designers, vendas, RH, finanças e outros. Uma composição multifuncional garante que todas as perspectivas sejam consideradas ao moldar o conjunto de tecnologias da empresa.

INVESTIMENTO EM QUALIFICAÇÃO DIGITAL

Como mostra um crescente corpo de pesquisas, os profissionais em geral estão preocupados com o impacto da IA ​​na segurança de seus empregos. Uma pesquisa recente, por exemplo, descobriu que 74% dos profissionais de TI temem que a IA torne suas habilidades obsoletas. Mesmo assim, muitas empresas continuam a adotar uma abordagem de esperar para ver quando se trata de inteligência artificial, confundindo uma mudança fundamental com uma moda passageira. Mas, como cada dia deixa mais claro: a IA não vai a lugar nenhum.

Para se manterem competitivas — e aliviar as preocupações dos funcionários — as empresas devem adotar uma estratégia de cima para baixo para o aprimoramento digital. Felizmente, a própria inteligência artificial pode ser uma solução poderosa. Ferramentas com tecnologia de IA oferecem treinamento escalável e econômico, adaptado à função, ao nível de habilidade e aos objetivos de cada funcionário.

Veja os agentes de IA, por exemplo: eles podem criar trilhas de aprendizagem personalizadas, identificar materiais direcionados e conduzir sessões no estilo socrático para aprofundar o conhecimento. Imagine um gerente de mídias sociais com o objetivo de aprimorar suas habilidades em conteúdo gerado por IA. Um agente pode fornecer aulas selecionadas, recomendar exercícios práticos e agendar check-ins — facilitando a integração do aprendizado ao dia de trabalho sem comprometer o tempo pessoal.

MONITORAMENTO DE SETORES RELACIONADOS

Por fim, monitorar setores adjacentes à sua empresa não é uma dica de planejamento — é uma estratégia de sobrevivência hoje em dia. Considere o caso da Blockbuster. Ao ignorar os avanços tecnológicos e de e-commerce, e a mudança dos consumidores em direção à conveniência, eles perderam a revolução do streaming. Declararam falência em 2010. Enquanto isso, a Netflix está arrasando em 2025.

A conclusão? Líderes que acompanham a inovação além do seu próprio setor são mais rápidos em adotar as soluções certas para suas empresas. Identifique os líderes de pensamento certos, consulte sites de avaliação de software como o G2 e mantenha-se conectado às tecnologias emergentes. Seus planos ainda podem não se concretizar como esperado, mas com as ferramentas certas, você será capaz de se adaptar.


SOBRE O AUTOR

Aytekin Tank é fundador e CEO da Jotform, solução SaaS de formulários online. saiba mais