Trump opina sobre novo partido de Elon Musk; veja o que ele disse
A criação do Partido América por Musk é uma resposta direta as novas medidas de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou publicamente a proposta de Elon Musk de criar um novo partido político no país. Em declarações a jornalistas e publicações na plataforma Truth Social, o republicano afirmou que a iniciativa causaria "caos e confusão" e classificou a ideia como "ridícula".
Segundo Trump, o sistema político norte-americano sempre funcionou com dois partidos fortes, e a criação de uma terceira sigla não teria sucesso. O presidente afirmou que o Partido América, anunciado por Musk no último sábado (5), enfraqueceria o sistema atual e só traria desordem.
Ele se tornou um desastre total nas últimas semanas. Criar um terceiro partido político nunca deu certo nos Estados Unidos e só contribui para a desordem”, escreveu o republicano.
O bilionário Elon Musk disse que fundaria a nova legenda em resposta à aprovação de um megapacote legislativo proposto por Trump, sancionado no feriado de 4 de julho. A nova lei elimina subsídios para veículos elétricos, setor no qual Musk atua, e aumenta o teto da dívida pública. O empresário havia prometido criar um partido caso a proposta fosse aprovada.
A fundação do Partido América foi anunciada após uma enquete realizada na plataforma X (ex-Twitter), onde mais de 65% dos 1,25 milhão de participantes votaram a favor da criação da legenda. Apesar da repercussão, Musk ainda não registrou o partido na Comissão Eleitoral Federal nem anunciou nomes que ocupariam cargos de liderança.
Em seus comentários, Donald Trump afirmou que o movimento favoreceria a “esquerda radical” e elogiou a estrutura do Partido Republicano como “eficiente”. Musk, por sua vez, justificou a criação do partido dizendo que os democratas e republicanos se tornaram semelhantes e que sua proposta busca "devolver a liberdade" aos cidadãos.