CEO do X, Linda Yaccarino renuncia ao cargo

A diretora executiva da plataforma comunicou sua saída após dois anos na liderança

CEO do X renuncia

Vitória Tedeschi 2 minutos de leitura

Nesta quarta-feira (9), Linda Yaccarino, a atual diretora executiva do X (antigo Twitter), anunciou sua saída da companhia após dois anos na liderança da plataforma.

Ela anunciou sua saída em um post na própria rede social que comandava, expressando sua gratidão pela oportunidade que teve de trabalhar durante esse período ao lado de Elon Musk.

Leia também:

O que aconteceu com Elon Musk? Chefão da tecnologia se afasta do mundo Trump

Quem quer (ou pode) parar Elon Musk? 

Linda Yaccarino assumiu o cargo em 6 de junho de 2023 no lugar de Musk, que atuava como CEO desde que comprou a empresa por US$ 44 bilhões em outubro de 2022. Ela foi escolhida para conduzir uma transformação da plataforma.

Em sua mensagem de despedida, ela destacou as “inovações revolucionárias” implementadas durante sua gestão, como o avanço das community notes e o reforço da moderação. Ela agradeceu a Elon Musk e celebrou “a missão de proteger a liberdade de expressão”.

"Quando @elonmusk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, soube que seria a oportunidade de uma vida inteira realizar a missão extraordinária desta empresa. Sou imensamente grata a ele por confiar em mim", escreveu.

Confira a publicação abaixo:

Apesar disso, até o momento, Linda Yaccarino não havia revelado os motivos de sua decisão. Ela também não deu pistas dos seus próximos passos.

Contexto da renúncia

A renúncia da executiva acontece em um momento delicado para o X, marcado por crises internas e desafios de reputação. A rede social enfrenta desafios como fuga de anunciantes e dificuldade para recuperar a confiança do mercado.

O recente caso envolvendo o chatbot Grok, acusado de disseminar discurso antissemita, agravou a percepção negativa da marca. Além disso, há denúncias recorrentes de conteúdos nocivos e brigas públicas entre Elon Musk e o presidente americano Donald Trump.

Yaccarino, que vem do mercado publicitário, era vista como uma ponte entre Musk e os anunciantes, em uma tentativa de reposicionar a rede como espaço seguro e estratégico para negócios.

Sua saída inesperada reacende dúvidas sobre o futuro do X. Não há um anúncio sobre sucessão, mas especula-se a possibilidade de Musk reassumir interinamente o posto.


SOBRE A AUTORA

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Digital com experiência em produção e revisão de conteúdos estratégicos para plataformas online.... saiba mais