União Europeia lança código para regular a Inteligência Artificial; veja o que muda

Com o novo código de conduta, a UE se antecipa à regulação da IA

Créditos: inkoly/ Freepik

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Comissão Europeia recebeu a versão final do Código de Conduta para a inteligência artificial de finalidade geral, que deverá entrar em vigor em 2 de agosto de 2025.

Segundo a "Bloomberg", a ferramenta foi desenvolvida por 13 especialistas independentes, com a colaboração de mais de mil partes interessadas, incluindo fornecedores de modelos, empresas e acadêmicos.

O código busca auxiliar a indústria no cumprimento das exigências do Regulamento de Inteligência Artificial no que diz respeito a modelos de finalidade geral. De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo é garantir que esses modelos sejam seguros, transparentes e compatíveis com os direitos autorais.

O documento propõe um modelo de formulário de documentação simplificado, que facilita a centralização das informações necessárias pelos prestadores. Além disso, os fornecedores deverão avaliar e mitigar possíveis riscos sistêmicos decorrentes do uso dos modelos de IA.

Assim que for aprovado pelos estados-membros e pela Comissão Europeia, os fornecedores que aderirem voluntariamente ao código poderão demonstrar conformidade com o regulamento, reduzindo encargos administrativos e aumentando a segurança jurídica.

O código será complementado por diretrizes específicas elaboradas pela Comissão para modelos de IA de finalidade geral.

A adesão voluntária ao Código de Conduta representa um passo estratégico para fornecedores que desejam garantir conformidade com o Regulamento de Inteligência Artificial no mercado europeu.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais