WhatsApp tem função pouco conhecida que “libera memória” do celular; veja como usar
O aplicativo de mensagens não possui lixeira, mas uma função pode ajudar a otimizar o espaço ou recuperar arquivos apagados

O aplicativo WhatsApp oferece um recurso pouco conhecido que pode liberar espaço no celular ao atualizar o backup, fazendo parecer que o aparelho ganhou uma “memória nova”. Ao contrário do que muitos pensam, a plataforma não possui uma lixeira, por isso, simplesmente apagar arquivos não é suficiente para liberar espaço de forma efetiva.
Ao deletar mensagens, vídeos, imagens ou áudios, o histórico não é enviado para um espaço temporário de descarte. Em vez disso, a remoção se torna definitiva após a criação de um novo backup, que registra a exclusão e substitui o arquivo anterior.
Usuários que desejam melhorar o desempenho do celular podem utilizar ferramentas do próprio aplicativo para apagar conversas e arquivos acumulados. Antes disso, é recomendado criar um backup atualizado do que se deseja manter.
1. Limpar uma conversa individual ou em grupo
- Abrir o chat desejado.
- Tocar no ícone de três pontos (ou em "Mais").
- Selecionar Esvaziar conversa.
- Marcar ou desmarcar a opção de apagar arquivos de mídia da galeria.
- Confirmar em Esvaziar conversa.
2. Limpar todas as conversas de uma vez
- Acessar Configurações > Conversas > Histórico de conversas.
- Selecionar Esvaziar todas as conversas.
- Marcar ou desmarcar as opções de apagar arquivos de mídia e mensagens destacadas.
- Confirmar em Esvaziar conversas.
Esse processo não apaga a conversa da aba principal nem remove participantes de grupos. Se o usuário se arrepender, será possível restaurar o histórico, desde que um backup tenha sido feito antes da limpeza. Caso contrário, ao criar um novo backup, o conteúdo anterior será perdido.
Como recuperar arquivos excluídos no WhatsApp
- No Android, acessar o Google Drive > menu > Backups.
- No iPhone, entrar no iCloud e buscar pelo backup do aplicativo.
Passo a passo para restauração:
- Desinstalar e reinstalar o WhatsApp.
- Verificar o número de telefone (e o Apple ID, no iPhone).
- Selecionar Restaurar histórico de conversas.
- Confirmar a identidade, se necessário, com código por SMS ou chamada.
Para restaurar vídeos, é necessário que a opção Incluir vídeos esteja ativada nas configurações de backup. O conteúdo recuperado será exatamente o que estiver salvo na última versão armazenada na nuvem.
Com essas ferramentas, o WhatsApp permite aos usuários manter o aplicativo leve, seguro e funcional, mesmo sem a existência de uma lixeira tradicional.