Parceria inédita entre NASA e Netflix leva o espaço direto para sua tela; entenda

A agência espacial amplia o alcance de suas missões ao vivo por meio da maior plataforma de streaming do mundo

Imagem Nasa , astronauta perto de sol e nave
O NASA+ continuará disponível gratuitamente, sem anúncios, por meio do aplicativo e do site oficiais. Créditos: Divulgação/Nasa.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

No início do mês, aq NASA firmou uma parceria com a Netflix para transmitir ao vivo o conteúdo do serviço de streaming NASA+, independentemente do tipo de assinatura.

A partir deste verão no Hemisfério Norte, a plataforma exibirá eventos como lançamentos de foguetes e caminhadas espaciais, ampliando o alcance da agência para uma audiência estimada em mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo informações divulgadas pela própria agência, o objetivo da colaboração é compartilhar a exploração espacial com o maior público possível. A programação completa será anunciada em breve. O NASA+ continuará disponível gratuitamente, sem anúncios, por meio do aplicativo e do site oficiais.

A Netflix oferecerá ao público uma nova alternativa para acompanhar transmissões de lançamentos, atividades extraveiculares, missões espaciais e imagens ao vivo da Terra vistas da Estação Espacial Internacional.

De acordo com Rebecca Sirmons, gerente-geral do NASA+ em Washington, a parceria busca inspirar novas gerações com acesso facilitado ao conteúdo, seja em casa ou pelo celular.

“A Lei Nacional de Aeronáutica e Espaço de 1958 nos convoca a compartilhar nossa história de exploração espacial com o maior público possível”, disse 

O que é NASA+?

O NASA+ foi fundado em 2023 como um serviço de streaming gratuito e sem anúncios, disponível online e pelo aplicativo da NASA. Ele oferece cobertura ao vivo de missões e programas originais que oferecem aos espectadores um vislumbre dos esforços de bastidores de cientistas e engenheiros. 

O serviço de streaming é uma evolução moderna da NASA TV, um canal a cabo tradicional que começou no início da década de 1980 e continuou até agosto de 2024. Os programas de TV da NASA incluíam um segmento semanal chamado This Week @ NASA, um programa infantil chamado Education File e um programa histórico chamado NASA Gallery.

Após a era do corte de assinaturas de TV a cabo na década de 2010 e a ascensão do streaming (em junho deste ano, mais americanos assistiam a plataformas de streaming do que à TV aberta e a cabo juntas pela primeira vez), a NASA decidiu mudar seu foco digital para o NASA+. Menos de um ano após a fundação do serviço de streaming, ele já conquistou quatro vezes mais audiência do que a NASA TV, segundo um comunicado à imprensa. Cheryl Warner, chefe de notícias da NASA, afirma que o aplicativo NASA+ já foi baixado mais de 40 milhões de vezes. Agora, ao que parece, a NASA está buscando impulsionar os números de audiência.

Com informações de Grace Snelling em reportagem da Fast Company.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais