IA para crianças? Elon Musk lança Baby Grok com filtro parental

Confira a nova aposta de Elon Musk na corrida da Inteligência Artificial infantil

Criança usando Grok
O Baby Grok deverá ser uma versão simplificada do sistema, com foco em experiências educativas e seguras para crianças. Crédito: imagem criada com auxílio de IA via ChatGPT.

Guynever Maropo 2 minutos de leitura

O bilionário Elon Musk anunciou no último domingo (20) o desenvolvimento do Baby Grok, uma versão infantil do seu chatbot de Inteligência Artificial (IA). Segundo ele, a novidade é que a ferramenta contará com gerenciamento parental e conteúdo adaptado para crianças.

De acordo com a Bloomberg, Musk não detalhou quais temas serão abordados na nova versão. No entanto, a expectativa é de que a Inteligência Artificial seja voltada para fins educativos e criativos, a exemplo do que o Google implementou na versão do Gemini para menores.

IA da xAI enfrenta críticas e corre para manter competitividade

O chatbot original do X, lançado em 2023 para usuários premium da plataforma, foi desenvolvido para competir com modelos como ChatGPT, da OpenAI, e Gemini, do Google. Em julho, a xAI lançou o Grok-4, que se apresenta como o “modelo mais inteligente do mundo”, com raciocínio aprimorado e capacidade de realizar buscas em tempo real.

A plataforma, porém, já se envolveu em polêmicas. Personagens como Ani, avatar estilo anime com conteúdo sugestivo, foram liberados inclusive no modo infantil, levantando críticas. O panda mal-humorado Rody e um novo avatar masculino com aparência de anime também fazem parte do recurso chamado Companions.

As diretrizes da xAI afirmam que o Grok não deve ser utilizado por menores de 13 anos. Jovens entre 13 e 17 anos só podem acessar o sistema com autorização dos responsáveis. A empresa reconhece que, apesar de adotar medidas para limitar conteúdos inadequados, não há garantia total de segurança.

O Baby Grok deverá ser uma versão simplificada do sistema, com foco em experiências educativas e seguras para crianças. Ainda assim, o histórico do chatbot com respostas inadequadas, incluindo conteúdos de ódio e discursos antissemitas, levanta alerta sobre sua adaptação para o público infantil.

No momento, a xAI acelera lançamentos para se manter competitiva no setor. A criação do Baby Grok surge como mais uma tentativa de ampliar o alcance da ferramenta, agora, com uma aposta no público infantil. A eficácia dessa estratégia, no entanto, ainda depende de ajustes que garantam segurança e transparência no uso da Grok.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais