BC confirma que mais de 11 milhões foram afetados no maior vazamento do Pix; veja o que foi exposto
Este é o maior vazamento já registrado envolvendo informações vinculadas a chaves Pix

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Banco Central (BC) confirmaram na última quarta-feira (23) que um vazamento Pix que expôs dados cadastrais de 11.003.398 pessoas. O incidente ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho no Sistema de Busca de Ativos Financeiros (Sisbajud), operado pelo CNJ. Este é o maior vazamento já registrado envolvendo informações vinculadas a chaves Pix.
Anteriormente, o maior episódio registrado pelo Banco Central envolvia 414.526 chaves, em agosto de 2021.
Segundo nota divulgada pelo CNJ, os dados acessados de forma indevida foram: nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Não houve exposição de saldos, senhas, extratos ou outras informações protegidas por sigilo bancário.
"O incidente provocou o acesso indevido a informações cadastrais de 11.003.398 (onze milhões, três mil, trezentos e noventa e oito) pessoas. Foram acessados exclusivamente os seguintes dados: nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta", diz trecho.
O Banco Central reforçou que não foram expostos dados sensíveis nem movimentações financeiras. As instituições afirmaram ter adotado medidas para apurar detalhadamente o ocorrido: "Não houve acesso a qualquer dado protegido pelo sigilo bancário, como saldos, senhas ou extratos, nem acesso a valores depositados".
Canal para consulta será divulgado pelo CNJ
O CNJ informou que não utilizará e-mails, mensagens ou outros meios diretos para comunicar os afetados. Será disponibilizado, futuramente, um canal exclusivo de consulta, cuja divulgação ocorrerá no site oficial do órgão.
O episódio reforça a necessidade de atenção redobrada com a segurança dos sistemas que armazenam dados de milhões de brasileiros vinculados ao sistema de pagamentos instantâneos.
As autoridades continuam investigando o vazamento Pix para determinar as causas e evitar novas ocorrências.