IA não vai substituir tudo: as 3 profissões que Bill Gates considera ‘à prova de robôs’

Confira os três setores devem resistir aos impactos da IA

Pessoas trabalhando
Gates considera que esses três setores continuarão relevantes em um cenário dominado por Inteligência Artificial. Créditos;Pixabay.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Bill Gates, fundador da Microsoft e principal investidor da OpenAI (com aportes que somam aproximadamente US$ 13,75 bilhões), destacou três áreas que, segundo ele, não devem ser superadas pela Inteligência Artificial nos próximos anos.

Durante um episódio do podcast Unconfuse Me, em conversa com Sam Altman, CEO da OpenAI, Gates identificou os seguintes setores como os mais resilientes:

1. Medicina e biologia humana

A medicina exige, em diversas etapas, o contato direto entre profissionais e pacientes. Embora a IA já contribua para diagnósticos, procedimentos menos invasivos e desenvolvimento de medicamentos, ainda não substitui a empatia humana.

2. Energia

A crescente demanda global por energia, impulsionada pela popularização de carros elétricos e tecnologias baseadas em IA, representa um desafio técnico e ambiental. 

Em 2023, Google e Microsoft consumiram mais energia do que cem países inteiros. Para equilibrar essa conta, empresas buscam alternativas sustentáveis.

A Microsoft tenta reativar a antiga usina nuclear Hanford, nos EUA, desativada desde os anos 1980. Já o Google investe em Reatores Modulares Avançados (SMRs), que exigem menos estrutura e oferecem maior eficiência.

Esse movimento aponta para um possível novo protagonista no mercado trilionário, empresas de energia limpa podem seguir os passos da NVIDIA, que se valorizou ao fornecer chips para a corrida da IA.

3. Especialistas em IA

Apesar do avanço das ferramentas autônomas, ainda não existem sistemas capazes de desenvolver outras IAs sem supervisão humana. Segundo Gates e Altman, o futuro trará novas profissões, exigindo profissionais capazes de aplicar a IA em contextos inexplorados.

Quem dominar os melhores comandos terá vantagem competitiva. Assim como o mercado de aplicativos surgiu após a criação das lojas de apps da Apple e do Google, novas oportunidades devem surgir com o avanço da IA em diversos setores.

Bill Gates considera que esses três setores continuarão relevantes em um cenário dominado por Inteligência Artificial. No entanto, ressalta que todos poderão ser potencializados por essas tecnologias.

Você pode se interessar por isso também:


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais