O que certas vagas pedem (e o que realmente querem dizer)

Entenda o que algumas das frases mais usadas nos anúncios de emprego de fato significam

O que certas vagas pedem (e o que realmente querem dizer)
Créditos: hanibaram e dem10 via Getty images

Milos Eric 4 minutos de leitura

Procurar emprego nunca é fácil, e você provavelmente vai se deparar com uma infinidade de descrições de vagas. Muitas delas vêm recheadas de promessas e chavões corporativos, cuidadosamente escolhidos para te convencer a se candidatar. Mas é sempre bom ler com atenção. Tente ler nas entrelinhas. Será que essas frases genéricas e otimistas – repetidas à exaustão – realmente refletem o dia a dia no trabalho?

A seguir, listamos algumas das expressões mais comuns e o que elas podem significar – ou de fato significam:

1. “AMBIENTE DINÂMICO”

Em outras palavras: equipe pequena, muito trabalho e pouca organização

Um estudo de 2022 sobre gestão de pessoas mostra que um bom ambiente de trabalho melhora o desempenho, a motivação e os resultados dos funcionários. Mas, ao que tudo indica, quase toda vaga hoje promete um ritmo acelerado e desafiador. O problema é que, muitas vezes, o tal “ambiente dinâmico” pode esconder uma realidade bem menos empolgante.

Na prática, pode ser um lugar onde as mudanças são constantes, exigindo que você se adapte o tempo todo. Também pode indicar falta de pessoal, acúmulo de funções e jornadas longas. Mesmo com horário fixo, o esperado pode ser que você esteja disponível o tempo todo.

O que você deve buscar identificar:

  • Clareza nas funções e compensação adequada: pesquise a estrutura da empresa e o tamanho da equipe. Durante a entrevista, pergunte sobre o dia a dia no cargo, como as tarefas são divididas e se há compensação por horas extras.
  • Cultura de equilíbrio entre vida pessoal e profissional: pergunte ao recrutador como é a rotina dele ou dela. Descubra se há políticas que favorecem a qualidade de vida, como trabalho remoto, horários flexíveis ou meio expediente às sextas.

2. “AQUI SOMOS COMO UMA FAMÍLIA”

Em outras palavras: salário baixo compensado com mimos ocasionais

Essa frase já se tornou um grande sinal de alerta para muita gente. Quando uma empresa diz que “é como uma família”, ela pode estar sugerindo que você precisa se doar ao máximo, sem questionar. Mesmo que o salário não compense ou que as exigências extrapolem sua função, ela espera que você “ajude”, afinal, é isso que se espera da “família”.

"Ser uma família" pode significar se doar, sem questionar

Não se deixe enganar por agrados pontuais, como um bombom de vez em quando. Eles não compensam as horas extras não remuneradas nem a falta de oportunidade de crescimento profissional.

O que você deve buscar identificar:

  • Limites saudáveis: leia avaliações da empresa e observe como ela lida com a comunicação interna e o que exige de seus funcionários. Se houver relatos de pressão para trabalhar fora do expediente ou participar de eventos sociais obrigatórios, acenda o alerta.
  • Salários justos, benefícios e oportunidades de crescimento: pesquise a média salarial para a função e pergunte sobre benefícios e oportunidades de evolução na carreira.

3. “BUSCAMOS PESSOAS QUE ACREDITAM NA NOSSA MISSÃO”

Em outras palavras: não queremos falar sobre salário, então apelamos para a sua paixão

Essa frase pode soar inspiradora. Afinal, quem não quer trabalhar com algo que faça sentido? Mas, em muitos casos, ela é usada para compensar condições ruins ou salários abaixo do mercado.

Reconhecer seu trabalho também significa pagar corretamente

A mensagem implícita é: se você realmente acredita no propósito, vai aceitar ganhar menos e trabalhar mais. O problema é que, com o tempo, isso costuma levar ao esgotamento – especialmente quando você percebe que quem mais se beneficia do seu esforço são os cargos mais altos da hierarquia.

Se a empresa realmente valoriza sua paixão, ela precisa reconhecer seu trabalho – inclusive financeiramente.

O que você deve tentar identificar:

  • Transparência e resultados reais: se a empresa não consegue mostrar o impacto do que tem, pode ser só um discurso vazio. Pergunte como sua função contribui para a missão da organização. Busque também relatórios, dados públicos ou relatos de clientes.
  • Rotatividade de funcionários: uma alta rotatividade pode indicar promessas não cumpridas. Procure descobrir quanto tempo os funcionários costumam ficar na empresa. Pergunte por que a pessoa que ocupava o cargo antes saiu – se evitarem falar sobre isso, desconfie.

LEIA NAS ENTRELINHAS

As descrições de vagas funcionam como vitrines: a empresa mostra o que quer destacar e tenta esconder o que não é tão atrativo. Por isso, entender o que certas frases realmente querem dizer pode te ajudar a fugir de ciladas e a encontrar oportunidades mais alinhadas com os seus valores. Mais do que isso: confie na sua intuição. Aquela pulga atrás da orelha geralmente não é à toa.

Procurar emprego pode ser cansativo, e é tentador aceitar a primeira proposta que aparecer. Mas, com um olhar mais crítico, você aumenta suas chances de encontrar uma vaga – e uma empresa – que realmente te ajudem a crescer.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Milos Eric é o gerente geral e cofundador da OysterLink, uma plataforma de empregos criada especialmente para o setor de hospitalidade. saiba mais