Alexa+ chega com IA generativa e novas funções para usuários no Brasil; confira
Nova geração do assistente da Amazon promete mais autonomia,; confira como

Em fevereiro de 2025, a Amazon anunciou a reformulação de sua assistente de voz digital com o lançamento do Alexa+, equipado com IA generativa. A atualização começou a ser liberada em março e, atualmente, está disponível para milhões de usuários.
O sistema utiliza modelos da Anthropic, Amazon Nova e outros, com capacidade para escolher a tecnologia ideal para cada tarefa.
A nova versão vai além das funções tradicionais, como definir alarmes, responder perguntas e controlar dispositivos domésticos inteligentes.
O Alexa+ interpreta informações armazenadas nas contas dos usuários da Amazon, compreende agendas e preferências, armazena dados, processa arquivos e resume gravações de câmeras Ring.
A Amazon também trabalha em parcerias para que o assistente realize ações, como reservar jantares, viagens de Uber e comprar ingressos para eventos. A integração com o serviço de compras da empresa possibilita criar listas por meio de conversas e receber os produtos em casa.
Segundo testes do TechCrunch, nos primeiros testes, a configuração no Echo Spot mostrou-se mais simples que em versões anteriores, exigindo apenas a leitura de um QR Code para iniciar o processo. O aplicativo conectou-se automaticamente ao Wi-Fi, e o usuário pôde escolher integrações como OpenTable, Ticketmaster, Uber e Thumbtack.
Novidades no modelo
Apesar da facilidade na ativação, a interface do aplicativo permanece pouco intuitiva, com menus confusos e funções básicas escondidas. A vinculação de serviços, como música e audiolivros, exige múltiplos passos e, em alguns casos, apresenta erros.
O Alexa+ também oferece recursos para organização de agendas familiares. Ele consegue resumir o dia, adicionar eventos e identificar conflitos, mas pode falhar ao registrar todas as datas importantes de um e-mail.
Outro diferencial é a capacidade de armazenar informações pessoais e processar documentos enviados ao aplicativo ou por e-mail. Nos testes, o assistente resumiu com precisão uma mensagem escolar e adicionou eventos ao calendário, mas não capturou todas as informações relevantes.
Leia também: Quantidade de robôs operando nos armazéns da Amazon deve superar mão de obra humana em breve.
O sistema também promete ajudar a economizar dinheiro ao rastrear preços de produtos na Amazon. Porém, nas tentativas iniciais, o assistente não respondeu a todas as solicitações e apresentou inconsistências na busca por cores e disponibilidade de itens.
Em sua fase atual, o Alexa+ ainda demonstra limitações e erros frequentes, mesmo em funções básicas. Embora mostre potencial para se tornar um assistente mais proativo e útil, o produto mantém características de versão beta e precisa evoluir antes de entregar a experiência prometida.