Microsoft Edge ganha modo com IA capaz de executar tarefas diretamente no navegador
Microsoft aposta em integração mais profunda de IA para competir no mercado de navegadores

A Microsoft lançou, de forma experimental, o Copilot Mode, um novo recurso de inteligência artificial integrado ao navegador Edge, que promete facilitar a navegação e auxiliar o usuário em atividades online.
Ativando o Copilot Mode, o usuário acessa uma interface simplificada com uma única caixa de entrada que combina busca, chat e navegação. O assistente, com tecnologia da OpenAI, passa a compreender a intenção do usuário, facilitando tarefas como comparar resultados entre várias abas abertas, desde que o acesso seja liberado.
Também é possível interagir por voz. Basta dizer o que deseja, e o Copilot pode, por exemplo, encontrar rapidamente partes específicas de uma página ou executar buscas sem necessidade de digitação.
IA que executa tarefas sob demanda
Com as permissões adequadas, o Copilot poderá, futuramente, acessar o histórico e credenciais de navegação para realizar ações em nome do usuário, como fazer reservas ou organizar compromissos sempre exigindo autorização prévia para confirmações ou pagamentos.
Leia mais: IA pode estar escutando suas reuniões (até o que você nem imagina)
O recurso aparece como um painel lateral que mantém a página original aberta e oferece funções adicionais, como gerar resumos, traduzir trechos e converter unidades, sem interromper a navegação.
Privacidade e disponibilidade
O recurso é opt-in, e precisa ser ativado voluntariamente nas configurações do Edge. A Microsoft ainda faz sinalizações visuais sempre que o Copilot acessa conteúdo ou escuta comandos. A novidade está disponível gratuitamente por tempo limitado para usuários nos mercados com suporte, nas versões do navegador para Windows e macOS.
Veja também: