O futuro das palavras é aumentado e inclusivo


Adriana Knackfuss 2 minutos de leitura

Palavras são ferramentas poderosas de transformação cultural e social, e cumprem um papel fundamental em nossas vidas. Mesmo em um mundo cada vez mais visual e interativo, nossa habilidade linguística segue contribuindo para muitas facetas de nosso sucesso pessoal e profissional.

Mas, se as palavras são tão importantes, por que falamos tão pouco sobre inovação neste tema?

Se observarmos os softwares de escrita pós-máquina de escrever, veremos que eles se concentram, em grande parte, em nos ajudar com formatação, compartilhamento e colaboração de textos. A discussão sobre desenvolvimento de softwares para ajudar a escrever melhor é algo novo e revolucionário.

A popularização do machine learning e da computação em nuvem tornou possível o surgimento de softwares que ajudam os usuários a escrever as palavras certas com base em dados. A isso passamos a nos referir como escrita aumentada.

Os assistentes de escrita aumentada utilizam machine learning para ajudar os usuários em várias etapas do processo de escrita, incluindo pesquisa e verificação gramatical. Essas ferramentas aproveitam o processamento de linguagem natural (PLN, na sigla em inglês) para analisar textos e fornecer recomendações ou conteúdos relacionados em tempo real. Elas também facilitam o desenvolvimento de conteúdos mais extensos e elaborados, permitindo que os usuários escrevam com mais assertividade e confiança.

As plataformas disponíveis são variadas em escopo e escala. O Textio, por exemplo, analisa as palavras enquanto são digitadas, classificando percentualmente a mensagem como positiva, negativa ou neutra. Outros são bots mais simples, que analisam conteúdo escrito em outro lugar e fornecem recomendações posteriormente. 

Para ser qualificado como assistente de escrita aumentada, um produto deve:

Utilizar inteligência artificial para auxiliar em pelo menos alguma parte do processo de escrita
Fornecer insights ou recomendações para melhorar o trabalho escrito
Oferecer recursos adicionais e relevantes destinados a informar o escritor
Corrigir erros gramaticais em um trabalho escrito

ESCRITA AUMENTADA É NEUTRA E INCLUSIVA

Uma das principais aplicabilidades da escrita aumentada se refere à linguagem neutra, termo genérico que abrange o uso de linguagem não sexista e inclusiva, tornando o uso de palavras menos discriminatório e tendencioso.

As plataformas mais sofisticadas já trazem pontuações que indicam a audiência potencial do texto  (por exemplo, se a escrita está atraindo mais mulheres, pessoas mais velhas ou mesmo se afastará determinado grupo psicográfico). Ao mesmo tempo, sugerem mudanças simples, de modo a fazer com que o texto se torne mais relevante para a audiência desejada.

Estamos apenas no começo. A linguagem que usamos molda nossa realidade, portanto, investir nesse tipo de tecnologia é importante não só como ferramenta criativa, mas também como parte de uma estratégia mais ampla em organizações que buscam mais equidade. 

Este texto é de responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião da Fast Company Brasil.


SOBRE A AUTORA

Head de integrated marketing experiences (IMX) da Coca-Cola para a América Latina e eleita Women to Watch. Designer de formação, ingre... saiba mais