Google Fotos agora permite editar imagens usando apenas texto ou voz; veja como funciona
Entenda como a nova ferramenta pode te ajudar a editar de forma simples e rápida

Na última quarta-feira (20), durante o evento Made by Google, a empresa anunciou novas ferramentas de edição para o Google Fotos e, entre elas, a principal novidade é a possibilidade de solicitar edições por voz ou texto.
O recurso será lançado inicialmente nos Estados Unidos para os dispositivos Pixel 10 e permitirá que o usuário descreva as alterações desejadas de forma simples e rápida.
A empresa também revelou que adicionou um suporte para Credenciais de Conteúdo C2PA ao Google Fotos, um pin que revela informações adicionais sobre o conteúdo das imagens. Continue lendo para entender melhor sobre as novas funcionalidades anunciadas pela Google.
Leia também: Quem precisa de Photoshop? Estes 4 editores de imagens são totalmente grátis
Integração com IA e comandos
A Google explicou que o recurso “editar perguntando” utiliza o Gemini para interpretar os pedidos e comandos como “remover os carros do fundo” ou “melhorar esta foto” serão compreendidos pelo aplicativo, que aplicará as alterações automaticamente.
Além disso, o recurso também sugere ajustes e aceita solicitações complementares para refinar as edições.
Assista também:
Funções avançadas e edições criativas
Além de corrigir iluminação e remover distrações, o Google Fotos permitirá alterações criativas, como trocar fundos ou adicionar elementos, como óculos de sol ou acessórios.
Embora o recurso opere de forma semelhante à Inteligência Artificial do dispositivo, o Google aposta que a novidade vai ajudar usuários com pouca familiaridade com tecnologia ou ferramentas de edição.
Leia mais: O Paint, quem diria, pode ser o futuro das ferramentas de edição de imagens
Credenciais de Conteúdo para mais transparência
O Google também anunciou suporte para Credenciais de Conteúdo (C2PA) nos dispositivos Pixel 10. A funcionalidade indica se uma imagem foi alterada com inteligência artificial e aumenta a transparência sobre o processo de edição. A compatibilidade será estendida para os sistemas iOS e Android nas próximas semanas.