4 formas de identificar uma pessoa egocêntrica em menos de 5 minutos

Aprenda a identificar rapidamente alguém muito autocentrado (e, assim, evitar dores de cabeça)

Crédito: Anton Vierietin/ Getty Images

Minda Zetlin 3 minutos de leitura

Quem nunca precisou lidar, no trabalho ou na vida pessoal, com uma pessoa egocêntrica? A experiência costuma ser desagradável: frustrante, cansativa e, em muitos casos, desgastante. Afinal, quando alguém espera que suas necessidades venham sempre em primeiro lugar, o convívio se torna insustentável.

Mas, e se fosse possível identificar sinais de alerta logo no início, antes de se envolver demais com esse tipo de pessoa? Segundo especialistas, existem comportamentos que servem como pistas.

Em um artigo publicado na "Parade", psicólogos listaram 12 atitudes comuns em pessoas egocêntricas ou até narcisistas. Aqui destacamos quatro delas:

1. Elas só procuram você quando precisam

Em alguns contextos, isso é esperado, como no caso de um cliente, que entra em contato apenas quando precisa fazer um pedido ou solicitar suporte. Mas, se um colega de trabalho ou amigo só aparece quando precisa de ajuda, ligue o alerta: pode ser sinal de egocentrismo.

Esse comportamento também aparece em ambientes digitais. Pense em grupos de discussão ou fóruns profissionais em que certos participantes só aparecem para pedir indicação ou solução, mas nunca ajudam ninguém.

Ou ainda pessoas que publicam apenas anúncios sobre si mesmas e nunca interagem com as postagens dos outros. Provavelmente, você já conheceu alguém assim.

2. Elas valorizam mais a aparência do que a conexão real

Uma psicóloga citou o exemplo de um parente que exigia sua presença em todas as festas de aniversário ou datas comemorativas e ficava muito ofendida em caso de ausência. Mas no resto ano, essa pessoa não demonstrava nenhum interesse em manter contato. Ficava claro que o importante não era a relação, mas sim a aparência de ter um vínculo.

Esse padrão também surge no ambiente profissional. Um gestor pode, por exemplo, insistir que o funcionário esteja presente em todos os eventos e encontros da empresa, mas não dedicar tempo para orientá-lo individualmente. Ou seja, a prioridade é manter as aparências, não a relação de fato.

3. Elas transformam qualquer conversa em algo sobre si mesmas

Você começa a contar com entusiasmo sobre um projeto novo. De repente, o interlocutor interrompe: “ah, fiz algo parecido mês passado!”, e passa a falar longamente de sua própria experiência, sem demonstrar interesse pelo que você está compartilhando.

É verdade que há momentos em que faz sentido alguém falar mais de si, como em uma entrevista de emprego, por exemplo. Mas, quando esse comportamento se repete, pode ser um sinal claro de egocentrismo.

Pessoas egocêntricas tendem a ter pouca curiosidade sobre os outros. Pergunte-se: essa pessoa demonstra interesse genuíno pelo que você faz ou diz?

4. Elas buscam validação o tempo todo

Muitas vezes, pessoas egocêntricas também são inseguras. De acordo com os psicólogos, é comum que elas precisem de aprovação contínua – seja em forma de elogios frequentes, seja pedindo confirmação de que estão agindo corretamente.

À primeira vista, essa necessidade constante de validação pode parecer apenas um sinal de insegurança. Mas, na prática, acaba tornando o convívio desgastante. Estar sempre no papel de reforçar a autoestima do outro exige energia e paciência, e pode rapidamente se tornar um fardo.

Esses quatro exemplos representam apenas parte da lista de comportamentos de alerta que caracterizam pessoas egocêntricas. Se um novo colega, parceiro de negócios ou até mesmo uma amizade recente exibe esses padrões, vale refletir: compensa investir tempo nessa relação?

A resposta, claro, depende de você.

Este artigo foi originalmente publicado na revista Inc., pertencente ao mesmo grupo da Fast Company.


SOBRE A AUTORA

Minda Zetlin é editora associada da Inc. (publicação da mesma empresa que edita a Fast Company) e escreve sobre produtividade e carreira. saiba mais