Nvidia apresenta supercomputador que promete revolucionar os robôs humanoides
Novo supercomputador promete turbinar robôs humanoides e amplia a disputa global por máquinas inteligentes

O avanço da robótica mostra sinais claros de que os robôs humanoides estão cada vez mais próximos de reproduzir o comportamento humano.
Pensando nesse futuro, a Nvidia lançou um novo supercomputador projetado para acelerar essa transformação, oferecendo mais inteligência e eficiência ao mesmo tempo, em que reduz o consumo de energia.
De acordo com reportagem do CNBC, o novo módulo Jetson Thor foi projetado para processar grandes volumes de dados com menor consumo de energia em comparação ao Jetson Orin.
Equipado com GPUs Blackwell, o modelo oferece sete vezes mais poder de computação de IA, o dobro de memória e desempenho até três vezes superior ao antecessor.
Essa evolução permite que robôs humanoides aprimorem visão computacional, movimentação e tomada de decisões autônomas em tempo real.
Adoção por empresas e universidades
Entre os primeiros usuários do Jetson Thor estão Amazon, Meta, Caterpillar e Agility Robotics. O módulo também despertou interesse da John Deere e da OpenAI.
Laboratórios de Stanford, Carnegie Mellon e Universidade de Zurique utilizam a tecnologia em projetos de robôs autônomos para pesquisa médica.
O kit Jetson AGX Thor, com módulo T5000, placa de referência, fonte de energia e dissipador ativo, já está disponível por US$ 3.499. Em setembro, começa a entrega do kit Nvidia Drive AGX Thor, voltado a veículos autônomos.
Leia mais: Nvidia e AMD fecham acordo inédito para vender chips à China; entenda.
Robótica no centro da estratégia
Embora a venda de chips de IA siga como principal fonte de receita, a empresa amplia investimentos em robótica e máquinas autônomas. O CEO Jensen Huang destacou que esta década deve consolidar a adoção em larga escala dessas tecnologias.
No início do ano, a companhia lançou a família de modelos Cosmos, voltada ao treinamento de robôs humanoides. Paralelamente, a China fortalece a corrida global com eventos como os Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, que demonstraram avanços e limitações da tecnologia.
Você pode se interessar também:
Pressão do mercado e expectativas financeiras
O anúncio chega às vésperas da divulgação dos resultados do segundo trimestre fiscal. A Nvidia enfrenta desafios políticos para comercializar chips de IA na China, enquanto investidores acompanham de perto a valorização recorde da companhia, que atingiu US$ 4 trilhões em valor de mercado.
Leia também: Nvidia tenta convencer Trump a liberar venda de chips para China.