Por que você deve desligar o Wi-Fi fora de casa; especialista alerta para riscos
Essa medida simples pode proteger seus dados, aumentar a privacidade e prolongar a autonomia da bateria do celular

Manter o Wi-Fi do celular sempre ativado fora de casa parece inofensivo, mas esse hábito pode trazer consequências que vão além do consumo de bateria.
De acordo com Daniel Dimas, especialista de produtos da TP-Link, deixar a função ligada o tempo todo pode expor o usuário a riscos de segurança e até prejudicar a saúde do aparelho.
A recomendação, segundo ele, é simples: desativar o Wi-Fi sempre que não estiver em uso para evitar dores de cabeça futuras.
Leia também: Nova tecnologia usa Wi-Fi para enxergar além das paredes; saiba como funciona
Consumo desnecessário de bateria
Dimas explica que com o Wi-Fi ligado, o celular permanece em busca constante por redes disponíveis. “Ao manter o Wi-Fi ativado enquanto anda por aí, o celular entra em modo ‘busca incessante’ por redes disponíveis e gasta energia mesmo que não haja conexão efetiva”, afirma o especialista.
Essa atividade consome energia mesmo quando não há conexão ativa, drenando a bateria do dispositivo. “Esse comportamento drena a bateria de forma significativa, especialmente em áreas urbanas com muitas redes ao redor”, conta Daniel.
Esse vídeo pode te interessar:
Privacidade e segurança em risco
O especialista também explica que o sinal emitido pelo dispositivo enquanto procura redes pode ser rastreado e revelar a localização aproximada do usuário.
Além disso, existe o risco de conexões automáticas a redes públicas, que podem permitir acesso não autorizado a dados pessoais do usuário.
“Essa tentativa contínua de conexão pode permitir o acesso ao modelo do aparelho ou até senhas armazenadas, sem que o usuário perceba”, afirma Dimas.
Como se proteger?
Para evitar colocar seus dados em risco, o especialista recomenda desligar o Wi-Fi sempre que não houver necessidade de uso, principalmente em locais públicos.
“Essa prática economiza o tempo de vida da bateria, já que o aparelho não fica buscando redes o tempo todo, e garante maior privacidade”, explica.
Além disso, Daniel ressalta a segurança de deixar o buscador de redes desativado. “Reduz a exposição da localização por meio da busca constante por Wi-Fi e ainda aumenta a segurança, pois evita conexões automáticas a redes abertas ou inseguras que podem comprometer os dados”, finaliza.
Leia também: Voltando às origens: como redesenhar a internet para promover o bem coletivo