7 formas simples de economizar e evitar o desperdício de alimentos
Pequenas mudanças na rotina podem ajudar a economizar e reduzir o desperdício na cozinha

Em momento de alta inflação, o orçamento das famílias é pressionado e torna-se necessário economizar em várias áreas. A alimentação, que representa uma parte significativa das despesas, exige atenção especial.
O desperdício de alimentos, além de prejudicar o meio ambiente, afeta diretamente as finanças do consumidor.
Como economizar e reduzir o desperdício?
1. Planejar as compras
O planejamento evita desperdício. Conferir a despensa antes de ir ao mercado, elaborar uma lista com os itens necessários ajuda a reduzir compras por impulso e garante que apenas produtos úteis sejam adquiridos.
2. Evitar compras em excesso
Promoções podem ser atraentes, mas comprar além do necessário, aumenta o risco de perdas, principalmente de perecíveis. Optar por compras menores e mais frequentes reduz o desperdício.
Leia também: Medicamentos do tipo Ozempic desafiam indústria de alimentos.
3. Higienizar e conservar corretamente
Frutas, verduras e legumes devem ser limpos antes do armazenamento. Potes herméticos ou sacos reutilizáveis ajudam a prolongar a durabilidade, e a regulagem adequada da geladeira evita perdas.
4. Reaproveitar sobras das refeições
Arroz pode ser transformado em bolinhos, cascas de legumes em caldos e pão amanhecido em torradas ou pudins. O reaproveitamento criativo contribui para reduzir o desperdício.
5. Preparar e congelar refeições
Cozinhar em maior quantidade e congelar porções facilita o dia a dia e evita que ingredientes se estraguem antes de serem utilizados.
Leia mais: Você sabe quanto gasta com streaming, app de comida e transporte?
6. Fazer compostagem com restos orgânicos
Resíduos inevitáveis podem ser transformados em adubo por meio da compostagem. A prática é simples, ecológica e possível até em pequenos espaços.
Você pode se interessar também:
7. Utilizar alimentos imperfeitos
Frutas e legumes com manchas ou formatos irregulares continuam nutritivos e saborosos. Consumir esses produtos reduz descartes desnecessários.
Adotar esses hábitos contribui para a sustentabilidade, diminui gastos e evita o desperdício de alimentos. Pequenas mudanças na rotina podem gerar impacto positivo no orçamento e no meio ambiente.