Rotina emocional saudável: 7 hábitos que aumentam felicidade e produtividade

Essas práticas simples vão te ajudar a melhorar saúde, engajamento e desempenho no ambiente de trabalho

Mulher feliz no escritório
Empresas que incentivam hábitos saudáveis colhem resultados surpreendentes. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 3 minutos de leitura

Incorporar hábitos saudáveis no ambiente corporativo deixou de ser apenas uma tendência: hoje é um investimento estratégico, que promove o bem-estar dos colaboradores e potencializa os resultados da empresa

Pequenas ações já são capazes de transformar a energia do time, reduzir custos com saúde mental e fortalecer a cultura organizacional da empresa.

O que são hábitos saudáveis?

Hábitos saudáveis são escolhas consistentes que favorecem a saúde física, mental e emocional dos colaboradores. Entre os principais hábitos incluem alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, sono de qualidade, controle do estresse, relacionamentos positivos e hidratação adequada.

Essas práticas aumentam a energia e o desempenho do time, melhoram o humor, fortalece o sistema imunológico e previne doenças crônicas que podem ser causadas pelo ambiente de trabalho.

Leia também: Saúde mental em dia está entre os maiores sonhos do brasileiro

Quais os benefícios?

Empresas que incentivam hábitos saudáveis registram ganhos de produtividade, engajamento e redução de custos com a equipe. Entre os principais impactos estão à saúde mental e a cultura positiva.

Para a empresa, isso significa maior retenção de talentos, colaboradores mais focados e eficientes, maior vínculo emocional entre equipe e organização e ambiente de trabalho mais humano e atrativo para novos talentos.

A seguir, confira 7 exemplos de hábitos saudáveis para adotar na rotina e melhorar o bem-estar e a produtividade.

1. Alimentação balanceada

Uma dieta equilibrada aumenta a disposição e concentração. Programas como o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), instituído pela Lei nº 6.321, já mostraram o impacto desse hábito na redução de faltas médicas.

Outra prática que a empresa pode adotar é a criação de campanhas de conscientização periódicas, além de promover workshops sobre nutrição.

2. Hidratação regular

Estatísticas publicadas pela Water Logic mostram que a desidratação pode reduzir a produtividade em até 25%. Uma boa solução é instalar estações de água e promover campanhas internas que estimulem o consumo adequado.

Para os colaboradores, o uso de garrafas grandes pode ajudar a manter a hidratação regular durante o expediente.

Esse vídeo pode te interessar:

3. Atividades físicas

Segundo dados do Vigitel Brasil 2023, apenas 40% dos adultos praticam atividade física no nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A sugestão da OMS é que um adulto entre 18 e 64 anos pratique pelo menos duas horas e meia de atividade física moderada. Incorporar esse hábito na rotina melhora a disposição durante o trabalho.

4. Check-ups regulares

Garantir exames preventivos reduzem afastamentos do trabalho. A empresa pode incentivar os colaboradores com campanhas de vacinação, que reforçam o cuidado da empresa com a equipe.

5. Mindfulness

O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que consiste em treinar a mente para permanecer no momento presente, de forma consciente.

No ambiente de trabalho, essa estratégia tem se mostrado eficaz para aumentar o foco, reduzir os níveis de estresse e fortalecer a saúde emocional, além de incentivar o autocuidado entre os colaboradores.

Atualmente, apenas 11% dos colaboradores têm acesso a recursos como esse, conforme apontam os dados do Panorama do Bem-Estar Corporativo 2025.

6. Educação financeira

O estresse financeiro é um dos maiores causadores de ansiedade entre os profissionais. Segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) de 2024,  67,2% dos brasileiros estão inseguros quanto ao futuro financeiro.

Incentivar programas de finanças pessoais dentro das empresas, ajudam a reduzir o estresse e promovem bem-estar integral.

7. Apoio à saúde mental

Tão importante quanto cuidar do bem-estar físico, é priorizar o cuidado com a saúde mental. Terapias, rodas de conversa e plataformas digitais de suporte psicológico fortalecem a cultura de cuidado e reduzem impactos de ansiedade e estresse entre os colaboradores.

Empresas que promovem hábitos saudáveis e priorizam esse cuidado, fortalecem sua estrutura, constroem equipes mais engajadas e alcançam melhores resultados.

Leia também: Como promover a saúde mental dos seus funcionários?


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais