4 perguntas que todo candidato deve fazer em uma entrevista de emprego

Confira como descobrir se uma vaga realmente combina com você durante a entrevista

Jovem apertando mão de gestor em entrevista de emprego
O ideal é direcionar essa pergunta a diferentes gestores envolvidos no processo, já que cada área pode ter expectativas próprias. Créditos:Freepik.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

Ao participar de uma entrevista de emprego, o candidato deve considerar os impactos de longo prazo da vaga em sua vida profissional e pessoal.

Fazer perguntas durante uma seleção pode ser o diferencial para conquistar uma vaga. Essa atitude mostra interesse, preparo e ajuda o candidato a se destacar em meio a tantos concorrentes.

Além de transmitir segurança, as perguntas revelam que o profissional busca compreender melhor a cultura da empresa e as responsabilidades do cargo. Esse cuidado reforça a imagem de alguém engajado e atento aos detalhes.

Entregas e expectativas

Uma das primeiras questões relevantes é: quais são as entregas esperadas para a função nos próximos meses?

O ideal é direcionar essa pergunta a diferentes gestores envolvidos no processo, já que cada área pode ter expectativas próprias. Esse cuidado ajuda a alinhar objetivos antes de assumir o cargo.

Outra pergunta importante é como a empresa definirá o sucesso na função. Essa resposta pode incluir métricas objetivas, como eficiência ou receita, e também fatores subjetivos, como orgulho da equipe ou impacto na cultura organizacional.

Leia também: Estas dicas vão fazer você exalar entusiasmo na entrevista de emprego.

Desenvolvimento e futuro profissional

O candidato deve questionar ainda quais oportunidades de crescimento a função oferece e quais habilidades serão adquiridas ao longo do tempo. Essa avaliação é essencial para evitar o risco de investir anos em competências que podem perder relevância no mercado.

Veja também: Como falar de IA na entrevista de emprego se você sabe pouco sobre isso.

Além disso, outro ponto-chave é identificar com quem o profissional trabalhará diretamente. O convívio diário influencia tanto no desenvolvimento técnico quanto no pessoal, além de impactar a rede de contatos construída durante a trajetória.

Você pode se interessar também:

No fim, a troca de informações transforma a dinâmica da entrevista de emprego em um diálogo mais equilibrado, aumentando as chances de sucesso. Conseguir o emprego certo influencia o entusiasmo diário, a evolução pessoal e o valor futuro no mercado de trabalho.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais