Receita antecipa restituições do IR 2025 e cancela último pagamento; entenda

A Receita Federal anunciou a mudança nesta terça-feira (2)

Leão saindo de computador e mão apontando para papel
A Receita reforça que somente após a regularização a restituição do Imposto de Renda será liberada. Créditos: GlobalP eDeagreez via Getty Images.

Guynever Maropo 1 minutos de leitura

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) a antecipação da conclusão do pagamento das restituições do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-base 2024.

Segundo a Receita Federal, o cronograma previa cinco lotes, com término em setembro. No entanto, os depósitos foram concluídos em agosto, com o pagamento do 4º lote.

Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual dentro do prazo e sem inconsistências já receberam os valores, mesmo com previsão inicial de cinco lotes.

Quem ainda não teve a restituição liberada deve acessar a página da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e verificar a situação da declaração no “Extrato do Processamento”. Caso exista pendência, é possível retificar a declaração para corrigir informações.

Leia mais: Imposto de Renda: veja como descobrir se você tem restituição a receber.

Antecipação no pagamento

De acordo com a Receita Federal, a eficiência no processamento permitiu a liberação de todos os valores até agosto. Até o momento, foram pagos R$ 36,9 bilhões em restituições, referentes a 22,67 milhões de declarações.

Para confirmar a inclusão no último lote, pago em agosto, o contribuinte deve acessar a página da Receita e realizar a consulta.

Cronograma de restituições de 2025

1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro (cancelado)

Você pode se interessar também:

Malha fina

Contribuintes que ainda não receberam a restituição podem ter caído na malha fina, quando a declaração fica retida para verificação.

Leia mais: Caiu na malha fina? Veja quanto você pode ter que pagar de multa.

Nesses casos, é necessário consultar o "Meu Imposto de Renda" e acessar o “Extrato do Processamento”. Se houver pendências, a retificação da declaração deve ser feita para corrigir as informações.

A Receita reforça que somente após a regularização a restituição do Imposto de Renda será liberada.


SOBRE A AUTORA

Jornalista, pós-graduando em Marketing Digital, com experiência em jornalismo digital e impresso, além de produção e captação de conte... saiba mais