As melhores cidades do mundo para a Geração Z viver, segundo ranking global

Ranking internacional destaca os destinos mais alinhados aos valores e prioridades da nova geração

melhores cidades mundo
Cultura, acessibilidade e vida noturna são os critérios da Geração Z para escolher onde viver. Crédito: Freepik

Gabriel Nassif 2 minutos de leitura

A Time Out, revista britânica conhecida por seus rankings das melhores cidades do mundo para viver, inovou em 2025 ao divulgar uma lista especial voltada à Geração Z, composta por jovens com menos de 30 anos.

A seleção reuniu as opiniões de mais de 18,5 mil moradores locais e a avaliação de especialistas, considerando aspectos como felicidade, cultura, vida noturna, acessibilidade e facilidade para socializar.

Leia mais: Trabalho não é vida, empresa não é família. Os mais jovens já aprenderam

Confira o ranking com as 5 cidades mais bem avaliadas pela Gen Z e os motivos:

1. Bangkok

Bangkok, na Tailândia, conquistou o primeiro lugar. Entre os jovens, 84% declararam estar felizes na cidade e 71% a consideraram financeiramente acessível. A capital também se destacou por ser vista como um local onde é fácil fazer amizades.

2. Melbourne

Na segunda posição, Melbourne, na Austrália, recebeu notas altas em diversidade e inclusão, com 77% dos votos, cultura, com 96%, e qualidade de vida, com 91% de aprovação. Com isso, a cidade consolidou a imagem de destino plural e acolhedor.

3. Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo, na África do Sul, ficou em terceiro lugar. Os jovens relataram um alto nível de satisfação (82%) e avaliaram positivamente a beleza natural (71%), a vida noturna acessível (76%) e o espírito de aventura (62%).

4. Nova York

Nova York alcançou a quarta posição no ranking, impulsionada pela facilidade de locomoção a pé, com 82% dos votos, vida noturna vibrante, com 84% de aprovação e forte cenário cultural.

5. Copenhague

Por fim, Copenhague completou a lista do “top 5”. A cidade dinamarquesa equilibra sustentabilidade e afetividade, com 64% dos jovens relatando felicidade e 54% afirmando ser fácil encontrar o amor.

Esse vídeo pode te interessar:

Outras cidades favoritas

O ranking também destacou outras cidades como favoritas para os jovens Gen Z:

  • Barcelona (Espanha): 71% dos jovens declararam ser felizes morando na cidade e 77% aprovam a diversidade e inclusão.
  • Edimburgo (Reino Unido): a cidade com a pontuação mais alta em áreas verdes, 95% dos jovens valorizam esses espaços e 89% elogiam a mobilidade a pé.
  • Cidade do México (México): 83% consideram a cidade feliz e 69% citam acessibilidade financeira como a principal qualidade, depois de Bangkok.
  • Londres (Reino Unido): 96% dos jovens destacam a cena cultural como positiva e 95% aprovam a gastronomia, mas apenas 45% consideram a cidade acessível.
  • Xangai (China): com notas máximas em locomoção, 96% dos jovens aprovam o transporte público da cidade e 84% estão satisfeitos com a vida local.

O que os jovens buscam?

O ranking revela que a Geração Z busca mais do que oportunidades econômicas. Para esses jovens de vinte e poucos anos, a qualidade de vida relaciona bem-estar, cultura, acessibilidade e conexão social como fatores essenciais.

Leia também: Mundo corporativo pode ser mais produtivo e mais saudável ao mesmo tempo


SOBRE O AUTOR

Jornalista, com experiência em produção de matérias e conteúdos multiplataforma. Atuou em veículos independentes e comunitários, além ... saiba mais