Como aproveitar as promoções do Mês do Cliente longe de armadilhas
Setembro começa com várias campanhas; recomendação é ficar de olho nos descontos reais e ter cuidado com os golpes

Setembro é o Mês do Cliente, e para muitos consumidores esse é um período para ficar de olho em ofertas, descontos e vantagens extras. Além das promoções tradicionais, o momento também concentra oportunidades em programas de fidelidade, cashback e acúmulo de pontos em cartões de crédito, o que pode se traduzir em benefícios futuros, desde viagens a economia na fatura. Mas, para transformar essas ofertas em reais ganhos financeiros, é essencial ter atenção redobrada.
AVALIE AS PROMOÇÃO
O primeiro passo para aproveitar o período é planejar antes de comprar, de acordo com Luciana Ikedo, planejadora financeira CFP e autora do livro “Vida Financeira - Descomplicando, economizando e investindo”.
“Promoção boa é aquela que resolve uma necessidade real e que cabe no seu orçamento”, orienta. Isso significa, na prática, fazer uma lista do que realmente precisa antes de ceder aos estímulos das campanhas.
APROVEITE PARA ANTECIPAR PRESENTES
Outro ponto é olhar além do preço mais baixo. Como lembra Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia, o Mês do Cliente é um momento em que as marcas intensificam não só descontos, mas também vantagens adicionais.
“Quem consegue planejar e antecipar compras, seja um presente para o Dia das Crianças ou até uma viagem de fim de ano, tende a encontrar oportunidades reais de economia”, diz.
ATENÇÃO COM OS GOLPES
Mas, entre tantas ofertas, nem tudo é vantagem de fato. Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto de Defesa de Consumidores), alerta para os riscos de falsas promoções e golpes, que podem acontecer até mesmo em sites de grandes varejistas.
“O planejamento é um bom amigo para o consumidor em tempos de Mês do Cliente. Recomendamos acompanhar os preços alguns meses antes para identificar se a queda foi real ou apenas maquiagem”, explica.
10 DICAS PARA APROVEITAR O MÊS DO CLIENTE
1. PLANEJE SUAS COMPRAS
Liste os itens que realmente precisa e estabeleça um limite de gastos. “Isso evita compras por impulso e ajuda a manter o controle financeiro”, orienta Luciana.
2. COMPARE PREÇOS
Nem todo desconto é real, alerta Luciana. “Use sites e aplicativos de comparação e, se possível, pesquise em aba anônima para escapar da variação de preços por perfil de navegação.”
3. OLHE ALÉM DO DESCONTO
Avalie benefícios extras como cashback, acúmulo de pontos ou vantagens em programas de fidelidade. Eles podem render produtos, viagens ou até reduzir a fatura do cartão, pontuam Luciana e Zeredo.
4. ANTECIPE COMPRAS FUTURAS
Se já sabe que vai precisar de presentes, itens de uso recorrente ou até passagens, aproveite as promoções para comprar com antecedência, afirma Luciana.
5. DESCONFIE DE PREÇOS MUITO BAIXOS
Valores muito abaixo do mercado costumam indicar golpe, segundo Marchetti. “Só compre em sites confiáveis e verifique o endereço oficial antes de finalizar a compra.”
6. SELECIONE LOJAS CONFIÁVEIS
Tome cuidado com sites falsos, que fingem ser varejistas famosos. Se tiver dúvida, pergunte para parentes ou amigos. “Olhe com atenção o link, o endereço do site, aquele que começa com www para certificar que é oficial. Eles podem clonar o seu cartão, pegar os seus dados e fazer empréstimos, receber o seu Pix e sumir com o dinheiro, entre outros golpes”, orienta Marchetti.
Vale ainda sair do anúncio ou do endereço que foi enviado e ir ao site oficial da loja ver se encontra essa oferta lá. Se não encontrar, grande chance de ser golpe. Se encontrar, comprar pelo site oficial que você encontrou.
7. MANTENHA O CONTROLE FINANCEIRO
“Defina um limite de gastos e acompanhe suas compras. O objetivo de aproveitar uma promoção é economizar ou conquistar benefícios extras, e não criar novas dívidas", orienta Luciana. A especialista lembra que a promoção só faz sentido quando está alinhada ao seu planejamento financeiro. "Comprar com consciência transforma oportunidade em vantagem real", resume.
8. REÚNA PROVAS DE OFERTAS FALSAS
Guarde o folheto ou tire um print screen (foto da tela do computador ou celular) com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível conferir se a oferta realmente foi cumprida, e, caso não tenha sido, dá para denunciar ao Procon de sua cidade, alerta Marchetti.
9. DIREITOS DE TROCA E DEVOLUÇÃO
Promoções não anulam direitos: você pode devolver compras feitas on-line em até sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor, lembra o advogado do Idec. “Atenção apenas para produtos perecíveis.”
10. PROCURE PRIMEIRO O FORNECEDOR
Se houver problema, o primeiro passo é falar com a loja. “Se não houver solução, registre queixa no Procon, na plataforma consumidor.gov.br ou no Juizado Especial Cível”, sugere Marchetti.