Por que um “mentor espelho” pode ser mais valioso que um mentor tradicional

Não busque apoio só de líderes – seus colegas também têm muito a oferecer

Crédito: shironosov/ Getty Images

Dorie Clark e Alexis Redding 3 minutos de leitura

Mentores tradicionais – profissionais experientes que orientam sua carreira e compartilham conselhos – são, sem dúvida, grandes aliados na busca por emprego. Eles conhecem bastante o mercado, têm muita experiência e, em geral, uma rede de contatos muito maior e mais influente que a sua. O problema é que encontrar esse tipo de mentor não é nada fácil.

Em nossas pesquisas, vimos a importância de recorrer também aos “mentores espelho”: colegas que o conhecem bem e podem oferecer conselhos práticos enquanto você procura sua próxima oportunidade.

Criar um pequeno grupo de apoio com pessoas que também estão em busca de emprego pode ser uma ótima maneira de explorar possibilidades, trocar ideias e se fortalecer emocionalmente – mesmo que você não tenha um mentor tradicional.

Na prática, em alguns casos, os mentores espelho podem ser até mais úteis. Profissionais seniores costumam ter pouco tempo disponível e dificilmente conseguem oferecer o suporte emocional que amigos e colegas podem dar.

A seguir, três exemplos de como esse tipo de mentor pode transformar sua jornada profissional.

1. Encontrando oportunidades

A maioria das pessoas já recorre à rede de contatos quando busca emprego. Além de indicar você para vagas em suas empresas, amigos e conhecidos podem sugerir oportunidades que você talvez nem tenha considerado.

Podem, por exemplo, ter acesso a informações sobre vagas que ainda nem foram anunciadas e repassá-las em primeira mão. Esse chamado “mercado oculto de trabalho” – posições que nunca chegam a ser divulgadas – pode representar até 70% das oportunidades disponíveis. Por isso, contar com sua rede é fundamental.

Além disso, também ajudam a ampliar seus horizontes, apresentando contatos em empresas estratégicas ou sugerindo funções em áreas próximas à sua.

2. Oferecendo ajuda prática

Colegas podem oferecer um suporte prático que, em outros contextos, você teria que pagar para ter. Pessoas de confiança podem revisar seu currículo ou perfil no LinkedIn, garantindo que transmitam profissionalismo e estejam adequados ao mercado.

Uma das alunas de Alexis criou um grupo no WhatsApp com colegas que também estavam procurando emprego e descreveu a experiência como “um divisor de águas”. Elas revisavam as cartas de apresentação umas das outras e se ajudavam na preparação para as entrevistas. 

Quando chega a hora de negociar uma proposta, os mentores espelho também podem ser essenciais para te dar segurança nesse processo.

3. Incentivando e mantendo o foco

Esses colegas também são fundamentais para lembrar você do seu valor. Quando a insegurança bate, eles ajudam a resgatar sua confiança e a mirar mais alto.

Uma colega nossa, por exemplo, encontrou uma vaga perfeita para seu perfil, mas não tinha os anos de experiência exigidos no anúncio. Como muitas pessoas – especialmente mulheres –, ela quase desistiu. Ao compartilhar sua frustração com uma amiga, ouviu um conselho simples e poderoso: “sempre se candidate. A rejeição é difícil – mas não se rejeite antes.”

Essa frase devolveu a ela a confiança para tentar. A empresa acabou não contratando ninguém por cortes no orçamento, mas a experiência a encorajou a se abrir a oportunidades ainda mais desafiadoras.

Na prática, em alguns casos, os mentores espelho podem ser até mais úteis que os mentores tradicionais.

Além do incentivo, os mentores espelho também ajudam a manter a disciplina. Quando a busca se arrasta e parece que nada avança, é nesse apoio mútuo que você encontra forças para continuar tentando, expandindo sua rede e persistindo até que a oportunidade certa apareça.

Procurar emprego nunca é fácil. Mas com colegas ao seu lado, o processo fica mais leve e as chances de conquistar a vaga dos seus sonhos aumentam.

Cerque-se de “mentores espelho”. Eles conhecem seus pontos fortes, ampliam seus horizontes e não deixam você se contentar com pouco. Em um mercado competitivo, sua maior vantagem pode estar justamente nas pessoas que estão enfrentando o mesmo desafio que você.


SOBRE A AUTORA

Dorie Clark é consultora de estratégia de marketing e leciona na Fuqua School of Business da Duke University. Alexis Redding é copresi... saiba mais