Escrita criativa: truques para melhorar seus textos com IA
Alguns truques ajudam a transformar a Inteligência Artificial em uma parceira na escrita criativa

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT, Claude, Gemini e Microsoft Copilot, podem ser mais do que assistentes de escrita. Quando estimulados de forma criativa, os modelos ajudam a explorar novas ideias, evitar repetições e encontrar soluções inesperadas para problemas de comunicação.
O guia da newsletter Wonder Tools, destaca que a forma como o usuário formula as perguntas para a IA, os chamados prompts, faz toda a diferença no resultado da resposta.
Leia também: 4 passos simples para tirar o máximo do ChatGPT e ser mais produtivo
Técnicas para estimular a criatividade
Uma das principais estratégias para estimular a criatividade da IA consiste em adicionar restrições. Um exemplo é solicitar explicações sobre um tema complexo em linguagem acessível para uma criança, mas sem perder profundidade para especialistas.
Outra técnica é imaginar como figuras históricas lidariam com dilemas contemporâneos. Questionar, por exemplo, quais pontos a escritora Carolina Maria de Jesus levantaria em um conflito de equipe pode abrir novas perspectivas.
Olhar além do óbvio
A polinização cruzada é outro recurso eficaz. Pedir que a IA analise um projeto sob a ótica de áreas do conhecimento diferentes, pode revelar padrões inesperados.
Também é possível aplicar a lógica de um “filme-catástrofe” para simular situações urgentes que exigem soluções rápidas, incentivando respostas menos convencionais.
Neste sentido, até analogias inusitadas podem gerar clareza. Solicitar que a IA explique uma estratégia de captação de recursos como se fosse um manual de jogo de tabuleiro é um exemplo de como a simplicidade pode surgir do inesperado.
Esse vídeo pode te interessar também:
Pedindo feedback ousado
Para quem deseja aprimorar textos, pode transformar a IA em um “treinador criativo”. Nesse papel, a ferramenta pode apontar pontos cegos, sugerir melhorias radicais e propor críticas sob ângulos não convencionais.
Pedidos como “traga cinco propostas ousadas para melhorar este parágrafo” ou “apresente perguntas provocativas que poderiam ser incluídas” rompem a previsibilidade do texto e forçam o modelo a ser mais criativo.
Como começar?
O processo envolve 5 passos: escolher a ferramenta de IA, definir um papel para ela, por exemplo, como especialista ousado, adaptar um modelo de prompt, completando a partir das respostas iniciais do modelo e, se possível, organizar projetos contínuos dentro da plataforma escolhida.
Provoque as imagens
O mesmo raciocínio vale para modelos de IA generativa geradoras de imagens. Em vez de descrições simples, solicitar resultados inesperados, surreais ou até chocantes pode gerar ilustrações únicas e úteis para apresentações e publicações digitais.
Com uso criativo, a Inteligência Artificial se transforma em uma aliada para escrever melhor, desenvolver novas ideias e desafiar padrões previsíveis. Mais do que resumir textos, funciona como ponte para a inovação, ampliando o alcance e a qualidade da comunicação.
Com informações de Jeremy Caplan, em reportagem para a Fast Company.
Leia também: Este é o comando que faz o ChatGPT revelar segredos sobre você