6 dicas de meditação para turbinar o foco no trabalho
Prática simples ajudam a reduzir o estresse e pode transformar a rotina no ambiente corporativo

Cada vez mais presente no ambiente corporativo, a meditação se consolidou como ferramenta para enfrentar a pressão do dia a dia. Estudos apontam que a prática reduz o estresse, melhora a concentração e aumenta a produtividade.
No Brasil, dados da ISMA-BR (International Stress Management Association) mostram que 72% dos trabalhadores sofrem de estresse relacionado ao trabalho, fator que pode levar ao esgotamento físico e emocional. Nesse cenário, a meditação surge como uma solução acessível e eficaz para manter o equilíbrio.
Leia também: Bem-estar no trabalho é tão importante quanto o salário?
A seguir, confira 6 dicas simples para praticar meditação sem atrapalhar a rotina:
1. Reserve alguns minutos por dia
Especialistas afirmam que de cinco a 20 minutos de meditação já são suficientes para reduzir a ansiedade e ampliar a concentração. O ideal é praticar antes de iniciar as tarefas do dia ou de uma reunião importante.
2. Escolha um espaço silencioso
Escolher ambientes tranquilos evita distrações. Uma sala vazia, um jardim ou até o banheiro podem servir para a prática de meditação. Desligar as notificações do celular também é importante para dedicar esse tempo exclusivamente ao cuidado mental.
3. Mantenha a postura correta
Durante a prática de meditação, sentar com a coluna ereta, em uma cadeira ou no chão, favorece a respiração e melhora a experiência. Além disso, manter a postura previne dores nas costas e problemas de saúde associados ao sedentarismo.
Assista também:
4. Observe os pensamentos
Diferente do que a maioria das pessoas pensa a prática da meditação não exige “esvaziar a mente”. O exercício consiste em observar os pensamentos sem julgamentos, permitindo que passem naturalmente.
Com o tempo, esse hábito amplia a clareza mental e fortalece a resiliência diante da pressão. Essa prática pode trazer benefícios para a vida profissional, porque melhora o pensamento crítico diante os desafios do trabalho.
5. Controle o olhar
Fechar os olhos durante a meditação pode gerar sonolência, especialmente para iniciantes, então, manter o olhar em um ponto fixo ajuda a sustentar a atenção e a perceber melhor os estímulos do ambiente.
6. Pratique em qualquer lugar
A meditação pode ser incorporada à rotina mesmo em momentos de correria. Caminhar até uma reunião, por exemplo, pode se transformar em exercício de atenção plena ao focar na respiração e no ritmo dos passos.
Um hábito que pode transformar o trabalho
A meditação no cotidiano profissional não exige grandes mudanças, mas oferece benefícios significativos. Além de reduzir o estresse, melhora o foco, fortalece a saúde emocional e contribui para ambientes de trabalho mais equilibrados.
Leia também: Nossa saúde mental piorou e as empresas devem prestar atenção nisso