Internet no ar? Amazon fecha contrato com rival da Starlink e leva internet via satélite para aviões
Com o Projeto Kuiper, a gigante da tecnologia amplia sua disputa com a Starlink e avança no setor de internet via satélite; entenda

A Amazon alcançou um marco importante no setor de internet via satélite ao firmar seu primeiro contrato com a companhia aérea JetBlue Airways.
Segundo o Wall Street Journal, a JetBlue, sediada em Nova York, utilizará o Projeto Kuiper para oferecer Wi-Fi em cerca de um quarto de sua frota, com início previsto para 2027. Embora os valores não tenham sido divulgados, a parceria representa um passo estratégico para consolidar a Amazon em um mercado altamente competitivo.
Competição com a Starlink
A principal rival da JetBlue é a Starlink, da SpaceX, que já domina o setor com mais de 8 mil satélites em órbita e clientes de peso, como a United Airlines e a fabricante Deere.
Leia mais: Celulares terão internet grátis via Starlink em áreas sem sinal: veja modelos.
O Projeto Kuiper planeja lançar cerca de 3.200 satélites, mas atualmente conta com pouco mais de 100. Mesmo atrasada em relação à concorrência, a Amazon pretende iniciar testes beta no fim de 2025.
O CEO Andy Jassy reconheceu dificuldades com fornecedores de foguetes, mas afirmou que a maioria dos lançamentos já está garantida para os próximos dois anos.
A companhia aérea manterá a parceria de longa data com a Viasat, responsável pelo fornecimento atual de internet em suas aeronaves, mas passará a usar também a rede Kuiper. Desde 2013, a JetBlue oferece Wi-Fi gratuito a bordo e garantiu que continuará com esse modelo.
Leia mais: Esta profissão será o futuro entre humanos e IA, aposta Amazon.
Você pode se interessar também:
Expansão global do Kuiper
Além do contrato com a JetBlue, a Amazon fortalece acordos internacionais, incluindo o fornecimento de internet para áreas rurais da Austrália. O próximo lançamento de satélites Kuiper está marcado para 25 de setembro, pela United Launch Alliance.